Topo
Notícias

ONG diz que 4 soldados de coalizão internacional morreram em ataque na Síria

16/01/2019 16h11

Beirute, 16 jan (EFE).- Pelo menos quatro soldados da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos morreram nesta quarta-feira em um ataque suicida reivindicado pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI) na cidade síria de Manbij, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Segundo a ONG, cuja sede está em Londres, mas dispõe de uma ampla rede de colaboradores no terreno, dois morreram no local do atentado e outros dois enquanto estavam sendo transferidos para receber assistência médica.

Além disso, morreram dez civis e cinco combatentes das forças aliadas à coalizão que controlam a região e que acompanhavam os soldados estrangeiros no momento da explosão no restaurante Qasr al Umara, no centro de Manbij.

O ataque foi realizado por um terrorista suicida que detonou seu colete de explosivos perto do grupo de soldados, segundo o Observatório e um comunicado emitido pelo EI em fóruns jihadistas na internet, no qual assegurou que nove membros da coalizão morreram ou ficaram feridos.

Por sua parte, a coalizão antijihadista que intervém na Síria contra o EI desde 2014 disse na sua conta oficial do Twitter que soldados americanos morreram "durante uma explosão enquanto realizavam uma patrulha de rotina na Síria", mas não detalhou o número das vítimas.

O Observatório informou anteriormente que helicópteros da coalizão sobrevoaram a região e transportaram os feridos e os corpos dos soldados da aliança.

O ataque de hoje é o primeiro que acontece desde que os EUA anunciaram, no último dia 19 de dezembro, a retirada das suas tropas do norte da Síria e depois que, no dia 11 de janeiro, começou o processo de retirada, segundo indicou à Efe o coronel Sean Ryan, porta-voz da coalizão internacional. EFE

Notícias