Topo
Notícias

Belarus anuncia que verifica os seus lançadores de armas nucleares táticas

07/05/2024 11h10

Belarus anunciou, nesta terça-feira (7), que iniciou um exercício para verificar a prontidão dos seus lançadores táticos de armas nucleares por ordem do presidente Alexander Lukashenko, depois de a Rússia ter informado que realizará exercícios nucleares perto da fronteira com a Ucrânia. 

"Em cumprimento de uma ordem do presidente de Belarus, está sendo realizada uma inspeção aos lançadores de armas nucleares não estratégicas", afirmou o Ministério da Defesa. 

A verificação examinará o "planejamento, preparação e uso de ataques com ogivas nucleares táticas" e envolverá um esquadrão de aeronaves soviéticas Su-25, acrescentou o Ministério. 

Belarus, um importante aliado da Rússia, não possui armas nucleares próprias, mas no ano passado concordou em hospedar ogivas nucleares táticas no seu território em meio às tensões sobre a ofensiva russa na Ucrânia, que começou em fevereiro de 2022.

As armas nucleares não estratégicas, também conhecidas como táticas, são projetadas para uso contra alvos militares e podem ser transportadas em mísseis. 

São menos destrutivas que as armas nucleares estratégicas, que podem destruir uma cidade inteira, mas são muito poderosas e nunca foram utilizadas em combate.

bur/jt/an/eg/aa/fp

© Agence France-Presse

Notícias