Topo
Notícias

Pulitzer premia cobertura do conflito em Gaza

06/05/2024 20h11

O conflito em Gaza teve destaque nesta segunda-feira (6) na entrega do prêmio Pulitzer, que incluiu uma menção especial aos jornalistas que cobrem o conflito entre Israel e o Hamas.

O jornal New York Times ganhou o Pulitzer na categoria de reportagem internacional, por "sua ampla e reveladora cobertura do ataque letal do Hamas no sul de Israel em 7 de outubro" e por suas informações sobre "a resposta esmagadora e mortal do Exército de Israel".

A Reuters ganhou o prêmio de fotografia breaking news por sua cobertura "crua e urgente" do ataque de 7 de outubro e a resposta israelense, enquanto uma menção especial reconheceu "os jornalistas e trabalhadores da imprensa que cobrem a guerra em Gaza".

Adem Altan, da AFP, foi finalista na mesma categoria por seu trabalho após o terremoto de 7,8 graus de magnitude que abalou a Turquia em fevereiro de 2023. 

Na foto indicada de Altan, um pai segura a mão de sua filha falecida, cujo braço é observado entre os escombros.

O prêmio fez uma menção especial para reconhecer os "jornalistas e trabalhadores dos meios de comunicação que cobrem a guerra em Gaza".

"Esta guerra também matou poetas e escritores", afirmou o comitê. "Quando os Prêmios Pulitzer homenageiam categorias de jornalismo, das artes e das letras, recordamos a perda de registros inestimáveis da experiência humana".

Também foram premiados trabalhos de jornalistas americanos sobre o trabalho infantil imigrante, as disparidades raciais no sistema de justiça e a violência armada.

A escritora Jayne Anne Phillips ganhou o prêmio de ficção por seu romance "Night Watch", sobre uma mãe e sua filha durante e após a Guerra Civil americana, enquanto o prêmio de não ficção foi para "Um Dia na Vida de Abed Salama", de Nathan Thrall.

bur-nro/md/atm/ag/lb/am/fp

© Agence France-Presse

Notícias