Topo
Notícias

Parlamentar conservador do Reino Unido deserta para a oposição Trabalhista

27/04/2024 16h09

(Reuters) - O membro do Parlamento britânico Dan Poulter desertou do governista Partido Conservador para o Trabalhista, de oposição, em um golpe para o primeiro-ministro Rishi Sunak, antes de uma série de eleições locais que podem colocar ainda mais pressão sobre sua liderança.

Os Conservadores de Sunak estão cerca de 20 pontos atrás dos Trabalhistas em pesquisas de opinião, antes de uma eleição nacional prevista para este ano, e o momento da deserção pareceu projetado para causar ainda mais danos ao governo, nas vésperas de votações locais na quinta-feira.

Poulter afirmou que o histórico do governo com o Serviço Nacional de Saúde (NHS) estatal - uma das cinco prioridades de Sunak para o país - significa que ele não pode mais representar os Conservadores.

“Está abundantemente claro para mim que apenas o Partido Trabalhista tem a vontade e a confiança para reformar o NHS. É por isso que precisamos de um governo trabalhista”, disse Poulter, em um artigo no jornal Observer, acrescentando que não concorrerá na próxima eleição.

O líder trabalhista, Keir Starmer, disse que é “fantástico” receber Poulter no partido.

“Ao redor do país, cada vez mais pessoas estão mudando para os Trabalhistas porque eles sabem que apenas este Partido Trabalhista transformado pode entregar a mudança que o Reino Unido precisa”, disse, em um comunicado.

“Estou muito feliz que Dan decidiu se juntar a nós nesta jornada”.

(Reportagem de Alistair Smout e Rishabh Jaiswal)

Notícias