Topo
Notícias

Mulher levou idoso morto a banco; qual a pena para vilipêndio a cadáver?

do UOL

Do UOL, em São Paulo

17/04/2024 10h38

A mulher presa por suspeita de levar um homem morto a um banco no Rio foi autuada por vilipêndio a cadáver — em resumo, tratar o corpo ou as cinzas de um morto de forma desrespeitosa.

Entenda mais sobre o crime

Vilipendiar é o ato de fazer com que alguém se sinta humilhado, menosprezado ou ofendido. Isso pode acontecer por meio de palavras, gestos ou ações.

No vilipêndio a cadáver, o crime é desrespeitar o corpo ou as cinzas de um cadáver.

A pena para quem comete é de um a três anos de detenção, além de pagamento de multa, segundo previsto no artigo 212 do Código Penal Brasileiro.

Caso Marília Mendonça é outro exemplo recente. No ano passado, André Felipe de Souza Pereira Alves foi condenado por vilipêndio a cadáver por divulgar fotos da autópsia da cantora nas redes sociais.

O que aconteceu

Um vídeo feito na terça (16) por funcionárias da agência em Bangu registraram Erika de Souza Vieira Nunes conversando com o idoso, a quem chama de "tio Paulo". Com a cabeça tombando, ele não esboça reação, mas a suposta familiar insiste que ele assine um documento que autorizaria um empréstimo de R$ 17 mil.

Médicos que atenderam o idoso disseram que ele estava morto havia algumas horas. Já a defesa da suspeita afirma que ele estava vivo ao chegar ao banco.

Notícias