Topo
Notícias

Itália se diz pronta a mandar tropas a futuro Estado palestino

16/04/2024 07h35

ROMA, 16 ABR (ANSA) - O vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, disse nesta terça-feira (16) que o país está pronto para enviar tropas para uma missão internacional em um futuro Estado palestino.   

A declaração foi dada durante um fórum promovido pela ANSA em Roma e confirma a disposição da Itália de participar de uma eventual força de paz se a solução dos dois Estados for implementada.   

"O governo italiano está fortemente empenhado pela paz, somos amigos de Israel, mas queremos trabalhar pela paz, incluindo o eventual envio de tropas caso se queira criar um Estado palestino com forças de outros países", declarou.   

Segundo Tajani, a convivência harmônica entre Israel e Palestina é a "única solução possível" para a estabilidade na área, e a comunidade internacional precisa fazer "de tudo" para encerrar o "drama humanitário" na Faixa de Gaza.   

"Agora é o momento do cessar-fogo para obter a libertação incondicional dos reféns e permitir o acesso de ajudas para os civis de Gaza", disse.   

O ministro também comentou o ataque do Irã contra Israel e afirmou esperar que o país judeu "esteja satisfeito com a vitória militar", uma vez que o bombardeio realizado por Teerã "fracassou".   

"No entanto, sabemos bem que quando há ataques e contra-ataques, ações e reações, arrisca-se sempre que a situação possa explodir, até por erro", acrescentou.   

Durante o fórum, Tajani ainda destacou que a busca pela paz é o "principal objetivo" da presidência italiana no G7 em 2024, reiterou que o país está empenhado em evitar a derrota da Ucrânia na guerra contra a Rússia e defendeu que a Itália e a União Europeia reforcem sua presença na África Subsaariana para "estabilizar a região".   

"Deixar aquele espaço significa ajudar uma maior presença russa, chinesa e iraniana", acrescentou. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.

Notícias