Topo
Notícias

Catar rejeita críticas de parlamentar dos EUA sobre esforços de mediação em Gaza

16/04/2024 18h25

CAIRO (Reuters) - A embaixada do Catar nos Estados Unidos expressou surpresa com os comentários de um parlamentar norte-americano nesta terça-feira sobre a crise de reféns em Gaza e sua ameaça de "reavaliar" a relação dos EUA com o Catar.

O parlamentar democrata Steny Hoyer disse na segunda-feira que o Catar, que ao lado do Egito media as negociações por um cessar-fogo em Gaza, deveria dizer ao Hamas que haverá "repercussões" se o grupo militante palestino "continuar a bloquear o progresso para libertar os reféns e estabelecer um cessar-fogo temporário". 

"Consequências deveriam incluir o corte do financiamento do Hamas ou se recusar a conceder refúgio a líderes do Hamas em Doha. Se o Catar não aplicar essa pressão, os Estados Unidos precisam reavaliar seu relacionamento com o Catar", afirmou Hoyer, em um comunicado. 

Em resposta, o Catar afirmou que os comentários de Hoyer não eram "construtivos". 

"O Catar é apenas um mediador -- nós não controlamos Israel ou Hamas. Israel e Hamas são inteiramente responsáveis por chegar a um acordo", disse o comunicado da embaixada. 

"Claro, o progresso recente tem sido lento, e o parlamentar Hoyer não é o único frustrado. Mas culpar e ameaçar não é construtivo", afirmou. 

O Catar é um importante aliado não pertencente à Otan, acrescentou a declaração. Atualmente, hospeda 10.000 soldados dos EUA e a maior presença militar dos EUA no Oriente Médio.

O Hamas matou 1.200 pessoas e fez 253 reféns durante uma incursão no sul de Israel em 7 de outubro, segundo os registros israelenses. Estima-se que 129 reféns permaneçam em Gaza e os negociadores falaram que cerca de 40 seriam libertados no primeiro estágio de um possível acordo com o Hamas.

A onda de assassinatos do Hamas em 7 de outubro desencadeou a ofensiva militar de Israel em Gaza, que, de acordo com autoridades palestinas, já resultou na morte de mais de 33.000 palestinos.

(Reportagem de Muhammad Al Gebaly, Pesha Magid, Adam Makary)

Notícias