PUBLICIDADE
Topo

Notícias

Câmara dos Deputados elege filho de ministro do STJ como membro do CNJ

Mário Maia é filho do ministro Napoleão Nunes Maia (foto), do STJ - Dida Sampaio/Estadão Conteúdo
Mário Maia é filho do ministro Napoleão Nunes Maia (foto), do STJ Imagem: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo
do UOL

Luciana Amaral

Do UOL, em Brasília

27/10/2020 15h33Atualizada em 27/10/2020 16h13

A Câmara dos Deputados elegeu hoje o advogado Mário Maia, filho do ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Napoleão Nunes Maia Filho, como membro do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Ele foi eleito pelos deputados com 364 votos.

O CNJ é responsável por fiscalizar a atuação de juízes pelo país, julgar processos disciplinares, definir metas e avaliações institucionais do Judiciário, além de receber reclamações contra membros ou órgãos deste Poder.

Os concorrentes Cesar Wolff e Janaína Penalva receberam 40 e 35 votos, respectivamente. Outros 16 deputados votaram em branco. Maia era cotado como favorito por ter apoio do maior número de partidos, incluindo governo e centrão.

O plenário também reconduziu Otávio Luiz Rodrigues Junior como representante da Casa no CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), com 432 votos a favor e 23 em branco. Não havia mais indicados para a vaga.

Antes de serem nomeados pelo presidente da República, os dois nomes precisam ainda ser aprovados pelo Senado.

Rodrigues já exerce um mandato atualmente como conselheiro do CNMP e deverá ser reconduzido ao cargo por mais dois anos.

Notícias