Topo
Notícias

Morrem 2 crianças ao pisarem em mina em área rural da Turquia

15/07/2019 13h21

Istambul, 15 jul (EFE).- A agência turca "Anadolu" informou nesta segunda-feira que duas crianças morreram após pisarem em uma mina numa área rural da província de Tunceli, no centro-leste da Turquia.

Um menino de oito anos de idade morreu na hora em que o explosivo foi acionado enquanto uma menina de quatro anos ficou gravemente ferida e foi levada em um helicóptero militar até o hospital, onde não resistiu.

Segundo a agência citada, as primeiras avaliações indicam que o explosivo foi colocado ou abandonado no campo pela guerrilha do Partido dos Trabalhadores de Curdistão (PKK, na sigla em curdo).

A guerrilha curda, cujas atividades se concentram no extremo sudeste da Turquia, também conta com alguns grupos na província de Tunceli.

Embora o idioma local da região - o zaza - seja consideravelmente distinto do curdo, muitos de seus falantes se consideram parte da etnia curda e participam do movimento político associado à esquerda pró-curda e, em alguns casos, da guerrilha.

Nos últimos meses, as Forças Armadas da Turquia lançaram várias operações na região, onde também aconteceram combates isolados. EFE

Notícias