Topo
Notícias

Talude de mina em Barão de Cocais tem deslocamento diário de até 18 cm, diz agência

Vista aérea do entorno da mina do Gongo Soco, em Barão de Cocais - Reprodução/TV UOL
Vista aérea do entorno da mina do Gongo Soco, em Barão de Cocais
Imagem: Reprodução/TV UOL

São Paulo

25/05/2019 12h32

O talude da mina de Gongo Soco, da mineradora Vale, em Barão de Cocais (MG), passou a se movimentar 18 centímetros por dia em pontos mais críticos, e 14,1 centímetros por dia em sua porção inferior, segundo relatório divulgado hoje de manhã ela Agência Nacional de Mineração (ANM).

A Vale acionou as autoridades acerca da movimentação do talude no último dia 13, quando a movimentação era de 4 centímetros por dia --a previsão anunciada pela companhia era de que o talude desmoronaria entre o último dia 19 e este final de semana.

Na segunda-feira (20), porém, o secretário de Estado de Meio Ambiente, Germano Vieira, afirmou que o talude vai se romper, mas que isso poderia ocorrer também depois do prazo previsto.

O principal risco do desmoronamento do talude é que, ao ruir, para dentro da cava da mina, provoque abalo sísmico com intensidade suficiente para romper a barragem Sul Superior, que está 1,5 quilômetro da mina. A estrutura já passa por problemas de sustentação. Em 22 de abril, teve alerta de estabilidade elevado a 3, o mais alto da escala, que significa rompimento iminente.

Caso se rompa, a lama da barragem atingirá três municípios, conforme estudo de impacto da Vale: Barão de Cocais, Santa Bárbara e São Gonçalo do Rio Abaixo. Um muro de contenção está sendo erguido entre a estrutura e Barão de Cocais, para tentar reter a lama, caso a barragem se rompa.

Vale

Em nota divulgada nesta sexta-feira (24), a Vale reforçou que adotou todas as medidas preventivas em Barão de Cocais, desde 8 de fevereiro, com o objetivo de assegurar a segurança dos moradores da região.

"Além da retirada preventiva dos moradores da Zona de Autossalvamento, a Vale apoiou as autoridades na realização de simulados e na preparação das comunidades para todos os possíveis cenários, com equipes de prontidão permanentemente. Tanto o talude da mina de Gongo Soco como a Barragem Sul Superior estão sendo monitorados 24 horas por dia e as previsões sobre deslocamento de parte do talude, revistas diariamente", informou a empresa.

Moradores de Barão de Cocais em MG convivem com o medo

Band Notí­cias

Notícias