Topo
Notícias

Deslizamento em mina deixa ao menos dois mortos e 50 desaparecidos em Mianmar

23.abr.2019 - Moradores locais observam em uma mina de jade que desmoronou em Hpakant, estado de Kachin, Mianmar - Stringer/Reuters
23.abr.2019 - Moradores locais observam em uma mina de jade que desmoronou em Hpakant, estado de Kachin, Mianmar Imagem: Stringer/Reuters

23/04/2019 09h27

Duas pessoas morreram e mais de 50 estão desaparecidas após um deslizamento de terra em uma mina de jade na região norte de Mianmar.

"Ao menos 54 pessoas estão desaparecidas (...) é impossível que consigam sobreviver", afirmou uma fonte policial.

O acidente aconteceu no estado de Kachin, centro da indústria de jade, cenário frequente de catástrofes deste tipo. O deslizamento criou um imenso "lago de barro", que atingiu os trabalhadores quando eles dormiam, informou a polícia.

Até o momento, apenas dois corpos foram recuperados.

Mianmar é o maior produtor mundial de jade, pedra preciosa muito apreciada na vizinha China. Mas as condições de extração são muito precárias e as empresas utilizam muitos trabalhadores em condição ilegal. Os locais atraem muitos trabalhadores pobres que tentam encontrar pedaços de jade nos aterros próximos às minas.

Dezenas de pessoas morrem a cada ano em deslizamentos de terra em Mianmar, mas a maioria dos acidentes acontece durante a temporada de chuvas, que começará no próximo mês.

Em novembro de 2015, mais de 100 pessoas faleceram em uma tragédia similar.

Notícias