Topo
Notícias

'Prévia' do PIB cai 0,41% em janeiro, mas sobe 0,79% em um ano, diz BC

do UOL

Do UOL, em São Paulo

18/03/2019 08h41

O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central), considerado uma "prévia" informal do PIB (Produto Interno Bruto), ficou negativo em 0,41% em janeiro, em relação a dezembro, informou hoje o Banco Central.

Na comparação com janeiro do ano passado, o índice teve alta de 0,79% e em 12 meses registrou crescimento de 1%.

"Esse resultado e outros indicadores divulgados anteriormente sugerem uma recuperação mais gradual da atividade econômica do que o previsto inicialmente", afirmou o banco Bradesco em relatório. O setor de serviços também surpreendeu ao recuar no mês, com queda no volume de 0,3% em relação a dezembro.

Somente o setor de varejo apresentou ganhos no início do ano, com as vendas subindo 0,4% em janeiro sobre o mês anterior, acima do esperado.

O destaque negativo em janeiro ficou para a indústria, cuja produção teve queda de 0,8% sobre o mês anterior, no resultado mais fraco em quatro meses.

PIB oficial

Em 2018, a economia brasileira registrou crescimento de 1,1%, no segundo ano seguido de alta. Em valores atuais, o PIB totalizou R$ 6,8 trilhões. Os dados foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em fevereiro. O resultado ficou abaixo do 1,3% esperado pelo mercado.

Segundo analistas, o resultado morno aponta dificuldade de recuperação da economia.

Expectativa para 2019

A pesquisa Focus realizada semanalmente pelo Banco Central junto a uma centena de economistas mostra que a expectativa para a atividade econômica neste ano foi reduzida no último levantamento, com o PIB crescendo 2,01%, de 2,28% estimados antes.

IBC-Br

O indicador do BC é visto pelo mercado como uma antecipação do resultado do PIB. Ele é divulgado mensalmente pelo Banco Central, enquanto o PIB é divulgado a cada três meses pelo IBGE.

O IBC-Br serve de base para investidores e empresas adotarem medidas de curto prazo. Porém, não necessariamente reflete o resultado anual do PIB e, em algumas vezes, distancia-se bastante.

O indicador do BC leva em conta a trajetória das variáveis consideradas como bons indicadores para o desempenho dos setores da economia (agropecuária, indústria e serviços).

A estimativa incorpora a produção estimada para os três setores, acrescida dos impostos sobre produtos. O PIB calculado pelo IBGE, por sua vez, é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país durante certo período.

(Com Reuters)

O que o PIB tem a ver com a sua vida?

UOL Notícias

Notícias