Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Presidente da China não irá pessoalmente a cúpula do G20 em Roma, diz fonte

26/10/2021 10h35

ROMA (Reuters) - O presidente chinês, Xi Jinping, não comparecerá pessoalmente a uma cúpula do G20 em Roma, disse uma fonte a par do assunto nesta terça-feira.

A China será representada na cúpula das 20 maiores economias do mundo no sábado e no domingo por seu ministro das Relações Exteriores. Xi, cuja presença era dúvida há algum tempo, participará remotamente, segundo a fonte.

Na semana passada, o Kremlin disse que o presidente russo, Vladimir Putin, não estará em Roma para a cúpula. O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, e o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, também disseram que não irão.

A fonte disse que as ausências não comprometerão as chances de se fazer um bom progresso na cúpula, que se concentrará principalmente na mudança climática e na pandemia de Covid-19.

A reunião espera obter o reconhecimento dos líderes do G20 para a importância de se limitar o aquecimento global a 1,5 grau Celsius, disse a fonte, e um compromisso de zerar as emissões de carbono até "meados do século".

O texto que será usado nos comunicados que tratarão destas questões será acompanhado atentamente para se saber se será mais robusto do que no encontro de ministros da Energia e do Meio Ambiente do G20 em Nápoles em julho.

Naquela ocasião, os ministros foram incapazes de chegar a um acordo unânime sobre o estabelecimento de datas para encerrar os subsídios aos combustíveis fósseis e eliminar a energia a carvão de forma gradual, e a presidência italiana do G20 pediu aos líderes que tentassem aparar as arestas na cúpula de Roma.

(Por Gavin Jones e Angelo Amante)

Notícias