Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Salvador tem recorde de pacientes com covid-19 aguardando por leitos

Hospitais de Salvador, na Bahia, estão com 85% dos leitos ocupados. Região ampliou restrições para conter a covid-19 - Tarso Sarraf/Estadão Conteúdo
Hospitais de Salvador, na Bahia, estão com 85% dos leitos ocupados. Região ampliou restrições para conter a covid-19 Imagem: Tarso Sarraf/Estadão Conteúdo
do UOL

Do UOL, em São Paulo

03/03/2021 11h54Atualizada em 03/03/2021 12h15

A capital da Bahia registrou nesta quarta-feira (3) um número recorde de pacientes à espera de um leito. Os números foram informados pelo prefeito Bruno Reis (DEM) em entrevista à TV Globo, e mostram que 106 pacientes aguardam regulação para um leito de covid-19 em hospitais da cidade. O último recorde de espera havia sido registrado na cidade nesta terça-feira (2), com 96 pacientes esperando um leito. Dos 106 que aguardam leitos, 55 são para UTI.

"Para vocês terem uma ideia, amanheceram hoje em nossas UPAS, 106 pacientes aguardando leitos, sendo que 55 são para leitos de UTI. Nós não temos disponibilidade nesse momento. Fomos para a rede privada, consultamos todos os hospitais, a grande maioria com 100% de ocupação dos leitos de UTI, e com pacientes aguardando nos PAs, nos pronto atendimentos, para subirem", lamentou o prefeito durante uma entrevista ao Jornal da Manhã, da TV Globo.

Até o momento, Salvador tem 85% de ocupação dos leitos gerais, divididos entre UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) e clínicos. De acordo com o chefe do Executivo municipal, há grandes chances de pacientes morrerem aguardando pela internação.

"Corre o risco das pessoas chegarem a 90% do pulmão comprometido, terem que entubar e a gente não ter respiradores e leitos disponíveis, e infelizmente irem a óbito", disse o prefeito em entrevista à TV Globo.

Bruno Reis também justificou que a prorrogação das medidas restritivas na cidade ocorreu porque os números de internações e casos registrados da covid-19 não baixaram. Com a medida, seguem proibidos o funcionamento de bares, restaurantes, shoppings, comércio de rua, eventos esportivos e cultos religiosos. Serviços de entregas por delivery ficam liberados até a 0h.

"Nós já estamos há quase 12 dias adotando medidas mais restritivas, o toque de recolher começou na sexta-feira retrasada. Nós aqui em Salvador já tínhamos desativado a terceira fase, que estavam funcionando cinemas, teatros, clubes sociais. Fechamos praias, campos e quadras, parques públicos e os números não vinham cedendo. Chegou ontem o momento de decidir sobre a prorrogação das medidas", esclareceu o prefeito durante a entrevista.

Medidas restritivas prorrogadas

Até o dia 8 de março fica proibida a circulação noturna de pessoas das 20h às 5h. Além disso, as lojas e o comércio de rua permanecerão fechados, assim como bares, restaurantes, pizzarias, shoppings, lojas de conveniência e similares.

A venda de bebida alcoólica será proibida a partir das 17h desta sexta-feira (5). As praias foram interditadas durante todo o final de semana e eventos, independente do número de participantes foram vetados.

Procedimentos cirúrgicos eletivos estão entre as proibições e valem tanto para hospitais da rede pública quanto privada.

Nas redes sociais, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), esclareceu as medidas. "Estamos vivendo um pré-colapso no sistema de saúde e, infelizmente, os números da pandemia não cederam nos últimos dias. Por isso, estamos prorrogando todas as medidas restritivas que já estão em vigor até 5 horas da manhã de segunda-feira (8/03)".

Notícias