Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

EUA: Polícia do Capitólio reforça segurança após 'informações preocupantes'

Capitólio dos Estados Unidos, sede do Congresso, teve segurança reforçada  - Pedro Fonseca/UOL
Capitólio dos Estados Unidos, sede do Congresso, teve segurança reforçada Imagem: Pedro Fonseca/UOL
do UOL

Do UOL, em São Paulo

03/03/2021 10h35

A Polícia do Capitólio dos Estados Unidos anunciou ontem que iria aumentar as medidas de segurança esta semana em torno do edifício que abriga o Congresso por causa de "informações preocupantes" que recebeu.

"Com base na inteligência que temos, o Departamento tomou medidas imediatas para aumentar nossa segurança", diz um trecho de uma postagem publicada no Twitter.

A Polícia do Capitólio também está aumentando a segurança em três aeroportos locais e nas estações de trem de DC, a fim de garantir uma viagem segura para os membros do Congresso, de acordo com reportagem do The Hill.

Segundo o jornal The New York Post, o aumento da segurança se deve provavelmente a uma teoria da conspiração relacionada ao movimento Qanon de que o ex-presidente Donald Trump será reempossado em 4 de março - o dia em que todas as posses presidenciais foram realizadas até 1933.

Em 6 de janeiro deste ano, durante a sessão que certificaria a vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais, manifestantes incitados por Trump invadiram o Capitólio e cinco pessoas morreram.

Ainda de acordo com o jornal, rumores sobre outro ataque em 4 de março também foram discutidos em uma audiência do Comitê da Câmara na semana passada. O presidente, deputado Adam Smith de Washington, disse que a ideia de uma segunda invasão da capital estava "circulando online".

No último domingo (28), Trump atacou a gestão de Joe Biden à frente dos Estados Unidos, em seu primeiro discurso após deixar a Casa Branca.

Diante da sua convicção de que venceu as últimas eleições, mas perdeu o cargo por fraudes eleitorais — não há provas disso —, Trump deixou claro que pretende concorrer novamente no próximo pleito, em 2024.

Notícias