Topo
Notícias

Ibovespa avança com papéis de CSN saltando mais de 9%

30/09/2020 12h18

Por Peter Frontini

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa subia nesta quarta-feira, após acumular queda de 3,5% nas duas últimas sessões, com dados econômicos fortes nos EUA também apoiando o movimento e o salto de papéis de CSN.

Às 12:15, o Ibovespa subia 1%, a 94.518,22 pontos. O volume financeiro somava 8,8 bilhões de reais. Mesmo com a forte alta da sessão, o índice caminhava para encerrar setembro com queda superior a 4%.

O mercado indicava certa cautela após o primeiro debate da disputa presidencial dos EUA entre presidente Donald Trump e o democrata Joe Biden, marcado por insultos.

"O que preocupou os investidores foram as reiteradas acusações de Trump de que as eleições podem ser fraudadas", afirmaram analistas da Levante Investimentos, explicando que ao lançar dúvida sobre o processo de votação pelo correio, Trump obrigará uma verificação mais minuciosa em caso de derrota.

"E isso deverá provocar incerteza e oscilações nos preços dos ativos."

Mas dados positivos elevaram as esperanças de investidores de uma recuperação econômica dos EUA, com contratos para compra de moradias usadas saltando para máxima recorde em agosto, além de fortes números de criação de empregos no setor privado, apoiando os mercados de Wall Street.

No Brasil, a taxa de desemprego saltou para o recorde de 13,8% nos três meses até julho, com o mercado de trabalho refletindo sob as consequências da Covid-19.

Enquanto isso, temores com o quadro fiscal do país continuavam em pauta, diante de proposta apresentada para financiar o programa Renda Cidadã no início da semana.

DESTAQUES

- CSN ON disparava 9% como maior alta da sessão. Analistas do Credit Suisse elevaram o rating da companhia para "outperform", com preço alvo indo a 19 reais, contra 11,50 reais anteriormente. VALE ON avançava 2%.

- RAIA DROGASIL ON ganhava 5,7%, após anunciar plano de abrir 240 lojas até 2021.

- EQUATORIAL ON perdia 2,6%. A empresa participou de leilão de serviços de distribuição de água e esgoto sanitário de Maceió, vencido pela BRK Ambiental. SABESP ON, que teve segunda maior proposta, avançava 0,3%, após ter operado em baixa durante o leilão.

- PETROBRAS PN e PETROBRAS ON subiam 2,4% e 1,6%, respectivamente, diante de otimismo com o resultado do julgamento do STF sobre venda de refinarias da empresa, após o governo montar uma operação envolvendo figuras do primeiro escalão para tentar assegurar a vitória.

- BOA VISTA ON avançava 12,5% em sua estreia na B3. O IPO da empresa de dados de crédito foi precificado a 12,20 reais por ação, movimentando 2,17 bilhões de reais.

Notícias