Topo
Notícias

Chevrolet Onix RS: veja prós e contras diante de HB20 Sport e Argo HGT

Onix RS tem esportividade só no visual, mas traz bom pacote de equipamentos - Divulgação
Onix RS tem esportividade só no visual, mas traz bom pacote de equipamentos
Imagem: Divulgação
do UOL

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

24/09/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Versão tem estilo esportivo, mas motor é 1.0 turbo de 115 cv
  • Hatch traz mais itens de série do que HB20 Sport e Argo HGT
  • Preço da nova versão deve ficar em torno de R$ 72 mil

Acabou o mistério. A Chevrolet finalmente revelou a linha 2021 do Onix com uma importante novidade: a nova versão RS.

O hatch traz um visual esportivo com vários adereços exclusivos, como aerofólio e rodas pintadas de preto. Debaixo do capô, porém, está a mesma motorização 1.0 turbinada das versões LT e LTZ.

Quando desembarcar nas concessionárias em outubro, o modelo vai enfrentar Hyundai HB20 Sport e Fiat Argo HGT.

Por isso, UOL Carros antecipa o embate e mostra as armas (e deficiências) do Onix RS diante de seus futuros rivais.

Motorização e desempenho

Onix RS 1 - Divulgação - Divulgação
Nova versão chega às revendas em outubro
Imagem: Divulgação

Apesar de ser uma versão com visual esportivo, o Onix RS tem o mesmo motor 1.0 turbo de até 116 cv e 16,8 kgfm da versão LTZ. Não foi realizado nenhum tipo de calibragem especial para a nova versão.

Como ainda não pudemos acelerar o Onix RS, vamos comparar os números de desempenho com os concorrentes.

O HB20 Sport também aposta em uma motorização turbo de 1-litro. Entrega um pouco mais de potência (120 cv) e torque (17,5 kgfm), ambos com etanol no tanque. As semelhanças também estão na transmissão automática de seis velocidades.

Já o Argo HGT traz o 1.8 e.torQ de até 139 cv e 19,3 kgfm, associado ao câmbio automático de seis marchas. Mesmo sendo mais potente, ele perde para o Onix na aceleração de 0 a 100 km/h. Precisa de 10,4 segundos para cumprir a prova, ante 10,1 do Onix e 10,7 segundos do HB20 Sport.

A velocidade máxima, porém, é a maior: 191 km/h contra 190 km/h do HB20 e 187 km/h do Onix.

Equipamentos

Onix RS 2 - Divulgação - Divulgação
Bem equipado, Onix vem com 6 airbags - contra só 2 dos rivais
Imagem: Divulgação

A lista de itens de série do Onix RS é baseada na versão LTZ, que já traz um bom pacote de equipamentos.

Assim, a novidade sai de fábrica com itens como 6 airbags (presentes em todas as versões do hatch), controles de estabilidade e de tração, central MyLink com tela tátil de oito polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado, direção elétrica, travas e vidros elétricos com controle remoto na chave, sensores de estacionamento traseiros, computador de bordo, piloto automático, banco do motorista com regulagem de altura e coluna de direção com regulagens de altura e de profundidade.

É um pacote mais completo que o do HB20 Sport. Apesar de vir com os controles de estabilidade e de tração e assistente de partida em rampas, o hatch coreano traz apenas o airbag duplo frontal.

Curiosamente, o Argo também oferece as assistências eletrônicas e fica devendo os airbags laterais e do tipo cortina presentes no Onix.

Preço

Onix RS 3 - Divulgação - Divulgação
Nova versão deve passar dos R$ 70 mil
Imagem: Divulgação

A Chevrolet ainda não revelou o preço do Onix RS. Mesmo assim já conseguimos estimar quanto custará a novidade.

Como ele é baseado na versão LTZ (R$ 67.390), a tendência é que o hatch não saia por menos de R$ 72 mil.

Assim, ele ficará próximo a seus rivais. O HB20 Sport custa R$ 72.590, enquanto o Argo HGT sai por R$ 74.990.

Notícias