Topo
Notícias

Oi vai lançar banco digital. Saiba o que vem por aí

do UOL

06/08/2020 18h20

Em meio a tantas dificuldades financeiras e à tentativa de vender sua operação de telefonia móvel, a Oi (OIBR3) fechou uma parceria para lançar sua própria conta bancária digital.

Eu sou César Esperandio, economista do Econoweek, a tradução da economia. E, neste artigo, bem como no vídeo acima, no qual respondo a perguntas ao vivo sobre o tema, vou traduzir os planos da Oi para praticamente se tornar um banco digital e quais são as perspectivas do negócio.

À princípio, essa nova operação não fará parte do pacote que está sendo vendido no plano de reestruturação da companhia, que se limita ao segmento de serviço de telefonia móvel da Oi, cujos interessados são a empresa americana Highline e o grupo formado por Claro, Vivo e TIM. Mas, se a empreitada tiver sucesso, pode haver compradores interessados, embora nada garanta que haverá interesse de venda da operação.

Embora ainda não haja previsão para o lançamento, a Oi terá participação minoritária na sociedade formada com a empresa Conta Zap, que será o principal acionista no lançamento das contas bancárias digitais.

A Conta Zap é um aplicativo ainda em versão Beta (ou seja, em fase de testes) que tem um serviço bancário online integrado ao WhatsApp.

Segundo o site da Conta Zap, atualmente, eles oferecem as seguintes funcionalidades em sua conta digital:

  • Gerar boleto para adicionar saldo na própria conta;
  • Enviar e receber dinheiro de outras contas Zap;
  • Fazer transferências para qualquer banco da mesma titularidade;
  • Fazer cobrança e pagar gerando QR Code;
  • Fazer recarga do celular;
  • Pagar conta de energia, água, luz ou qualquer outra conta pelo aplicativo.

Na loja de aplicativos de celulares Android, o app Conta Zap conta com nota 1,7 de cinco estrelas, resultado de 853 avaliações, na data que escrevo esse artigo.

Já a conta digital da Oi pode contar com pagamentos de contas, recargas de celular, transferências, empréstimos financeiros e outras modalidades de crédito. Tudo integrado com o WhatsApp.

Apesar de recentemente o serviço de transferências bancárias do próprio WhatsApp ter passado por limitações do Banco Central, o potencial da conta bancária digital Oi pode ser grande, já que a operadora de telefonia móvel conta com uma base de quase 30 milhões de clientes em linhas de celulares, sendo que a penetração bancária no Brasil é inferior ao número de linhas de celulares.

Há pouco tempo, outro banco digital fez o caminho inverso. O Banco Inter lançou a operadora de celular Intercel e havia grandes expectativas em torno do negócio, que também é uma novidade e está sendo testado por seus clientes.

O que acha da novidade? Conte nos comentários ou fale com a gente no nosso canal do YouTube, Instagram e LinkedIn. Também é possível ouvir nossos podcasts no Spotify. A gente sempre compartilha muito conhecimento sobre economia, finanças e investimentos. Afinal, o conhecimento é sempre uma saída!

Notícias