Topo
Notícias

É falso que loja em SC foi pega com produtos Xiaomi contrabandeados

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL
do UOL

Marcella Duarte

Colaboração para Tilt

04/07/2020 14h27

É falso o print que anda circulando em grupos de WhatsApp sobre uma suposta loja de eletrônicos que teria precisado mudar de nome após ser flagrada vendendo smartphones "oriundos do Paraguai".

A imagem simula uma matéria do G1, citando o Tilt como fonte das informações e da foto. Para começar, esta notícia nunca foi publicada no portal da Globo.

A falsificação também não foi bem-feita. Apesar de, à primeira vista, o print parecer legítimo, é fácil perceber que os criminosos usaram uma fonte diferente daquela utilizada no site e cometeram erros de ortografia e redação.

A loja Select Smartphone, que tem duas unidades em shoppings de Blumenau, Santa Catarina, explicou ao UOL que mudou de nome este mês pois passou a vender, também, produtos de outras marcas. Até então, se chamava Select Mi - e comercializava exclusivamente aparelhos da Xiaomi, adquiridos legalmente junto ao representante oficial da marca chinesa no Brasil, a DL Eletrônicos.

"O motivo de alteração em nosso nome não se dá por motivo de alguma proibição, mas sim pela busca de expansão da empresa. Incluiremos mais marcas autorizadas e continuaremos com a Xiaomi, de forma completamente legal. Trabalhamos em conjunto com a DL Eletrônicos, de forma autorizada e com todo o suporte oficial para os produtos, de acordo com todas as leis de comércio brasileiro. Temos todo o tipo de garantia e notas oficiais vindas pela distribuidora nacional", disse a empresa em nota.

Em janeiro, Tilt denunciou que uma loja virtual brasileira não oficial da Xiaomi, a Mi Store Brasil, fechou seu site sem entregar encomendas ou reembolsar clientes. A empresa que sumiu não tem nenhuma relação com a Select Smartphone.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Notícias