Topo
Notícias

Catalunha deve ter eleição regional antecipada em novo impasse para Espanha

29/01/2020 11h23

BARCELONA (Reuters) - O líder pró-independência do governo regional da Catalunha, Quim Torra, disse nesta quarta-feira que planeja convocar uma eleição parlamentar antecipada na região espanhola, em um movimento que pode ter um grande impacto na política nacional.

Torra afirmou que a eleição será convocada depois que o Parlamento regional aprovar o plano de orçamento da Catalunha para o ano, sem especificar a data.

"O curso político desta legislatura chegou ao fim... É essencial dar voz novamente aos cidadãos", disse ele em um discurso televisionado.

O mandato de Torra deveria terminar em 2021, mas na segunda-feira ele foi destituído de seus direitos como parlamentar regional pelo Parlamento após uma decisão judicial, levando o governo de coalizão entre dois partidos separatistas à beira do colapso.

"Nenhum governo pode funcionar sem unidade e lealdade entre seus parceiros", disse Torra, abordando as disputas internas.

A Catalunha tem sido um dos principais condutores da política espanhola desde que a região declarou independência unilateralmente em outubro de 2017, após um referendo considerado ilegal pelos tribunais, provocando a maior crise política na Espanha em décadas.

Notícias