Topo
Notícias

Alemanha confirma primeiro caso de novo coronavírus

28/01/2020 07h19

Homem de 33 anos teria sido infectado por colega de trabalho chinesa que ainda não apresentava sintomas no momento do contágio. Caso foi registrado na Baviera. Na China, número de mortes pelo vírus passa de 100.A Alemanha confirmou na noite desta segunda-feira (27/01) o primeiro caso do novo tipo de coronavírus no país. O infectado é um homem de 33 anos, da região de Starnberg, na Baviera, disse um porta-voz do Ministério da Saúde de Munique.

Na China, onde os primeiros casos do vírus foram registrados, o número de mortos subiu para 106, e o de infectados, para mais de 4.500, informaram nesta terça-feira as autoridades chinesas.

De acordo com a força-tarefa de infectologia da Secretaria Estadual de Saúde e Segurança Alimentar (LGL, na sigla em alemão) da Baviera, o primeiro paciente infectado pelo vírus registrado no país está isolado, sob supervisão médica e em boas condições clínicas. O risco de infecção para a população da Baviera é considerado baixo, afirma o órgão.

"As pessoas que estiveram em contato próximo com o paciente foram informadas detalhadamente sobre possíveis sintomas, medidas de higiene e formas de transmissão", acrescentou a LGL em comunicado.

Segundo afirmou a LGL nesta terça-feira, acredita-se que o paciente tenha sido infectado por uma chinesa que esteve na Alemanha e que ainda não havia apresentado sintomas do vírus no momento do contágio.

Nesta terça-feira, o médico-chefe da clínica onde o paciente está internado em Munique disse que ele está sem febre e já não tem mais sintomas graves no sistema respiratório.

Quase todas as infecções registradas até o momento na Europa, na Ásia e em outros países foram importadas, ou seja, de pessoas que estiveram na China recentemente.

De acordo com Susanne Glasmacher, porta-voz do Instituto Robert Koch – responsável pelo controle e prevenção de doenças na Alemanha –, é muito mais concreto no país atualmente o risco de infecção pelo vírus influenza do que pelo novo coronavírus.

"Já temos na atual onda de gripe na Alemanha de 13 mil a 14 mil casos de influenza confirmados em laboratório e mais de 30 mortes", disse Glasmacher em entrevista à emissora Rundfunk Berlin-Brandenburg (rbb).

Os vírus da gripe causam muitas mortes na Alemanha anualmente. Particularmente grave foi o período de gripes de 2017/2018, quando cerca de 25 mil pessoas morreram no país devido à doença.

Wuhan registra 22 mortes em um dia

A maioria dos novos casos do coronavírus e das mortes registrados na China foi na província de Hubei, cuja capital é Wuhan, epicentro do surto do vírus. Só na cidade, foram detectados na segunda-feira 892 novos casos e 22 mortes. Até o momento, o Tibete é a única província chinesa sem infectados. Fora da China, já são 44 casos.

Os números divulgados pelos órgãos da China e pela imprensa estatal consideram como nacionais os cinco casos confirmados até o momento em Taiwan, considerada pelo governo local como uma província rebelde.

A China enviou quase 6 mil médicos de todo o país para Hubei para reforçar a luta contra o surto. Um total de 4.130 médicos já chegaram e começaram a trabalhar, disse Jiao Yahui, da Comissão Nacional de Saúde, durante uma coletiva de imprensa realizada em Pequim. Outros mais de 1,8 mil médicos chegarão até o final do dia.esta terça-feira.

Alguns países, como Estados Unidos, França, Alemanha e Portugal prepararam a retirada de seus cidadãos de Wuhan. O Japão anunciou que vai enviar ainda nesta terça-feira um avião para retirar cerca de 200 pessoas da cidade chinesa. As Filipinas suspenderam a emissão de vistos para China para evitar que o surto chegue ao país.

As região de Wuhan segue isolada. O período de férias do Ano Novo Lunar, que deveria terminar nesta quinta-feira, foi estendido para tentar limitar a movimentação da população.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) admitiu nesta segunda-feira um erro na avaliação derisco global do novo coronavírus e disse que o nível correto é elevado. Anteriormente, ele havia sido apontado como moderado.

LE/dw/dpa/lusa/efe

______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube
| App | Instagram | Newsletter

Notícias