Topo
Notícias

Ford faz patente de para-brisa panorâmico que invade teto do veículo

Projeto de para-brisa da Ford - Divulgação
Projeto de para-brisa da Ford Imagem: Divulgação
do UOL

Do UOL

Em São Paulo (SP)

11/12/2019 15h03

A Ford quer patentear nos Estados Unidos um para-brisa maior que o habitual, que invade uma boa porção do teto do veículo. A novidade visa melhorar a visibilidade do motorista para frente e para cima, além de aumentar consideravelmente a iluminação dentro da cabine.

O modelo no qual a solicitação de patente foi apresentada é o de um Mustang, entretanto esta solução deverá ser padrão para vários carros da montadora, com apenas um pequeno local metálico na região do teto ligando os vidros dianteiro e traseiro.

A grande incógnita do projeto é em um possível acidente. Entretanto, segundo a Ford diz que o vidro não atenuaria o impacto na estrutura do carro, já que seu formato em arco distribuiria as forças no caso de um choque lateral.

Além disso, a fabricante norte-americana afirma ter utilizado reforços estruturais no teto reduzido. A patente também deixa possível constituir o vidro e o teto de formas diferentes.

O projeto está ainda em fase experimental, o que significa que a possibilidade de um carro de produção normal contar com este para-brisa panorâmico não é 100% certa.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Notícias