Topo
Notícias

'Indisciplina' social leva mercado em Cuba a fechar após abertura

17/11/2019 17h39

Havana, 17 Nov 2019 (AFP) - Inaugurado no sábado após mais de quatro anos de reformas, o emblemático Mercado Único de Havana fechou suas portas poucas horas depois por "indisciplina" social, quando recebia seus primeiros visitantes, informaram autoridades da ilha.

"Está certa a decisão [de fechar o mercado] como resultado da indisciplina e os maus-tratos da instalação", afirmou a Corporación Cimex, empresa mercantil de capital estatal cubano, em um comunicado divulgado na noite de sábado.

A Cimex, encarregada da reforma geral do prédio de dois andares, de estilo neoclássico e construído em 1920, e de sua gestão comercial, destacou que "diante do enorme volume de público é preciso realizar ajustes próprios da inauguração".

Ainda assim, prometeu que o mercado, uma das obras mais importantes inauguradas em Havana pelos 500 anos da fundação da cidade, voltará a abrir suas portas "na semana que vem".

Imediatamente após a abertura ao público na manhã de sábado, em meio a uma forte presença policial, milhares de pessoas entraram no mercado. Vídeos nas redes sociais mostram os clientes correndo para adquirir produtos que estão em falta, empurrões e brigas dentro do estabelecimento.

A inauguração ocorre em um contexto no qual as lojas da capital cubana enfrentam uma situação de desabastecimento de alimentos e outros bens. O governo cubano atribui a escassez ao bloqueio que Washington aplica à ilha desde 1962, intensificado durante o governo de Donald Trump.

rd/rsr/ll/mvv

Notícias