Topo
Notícias

Itália evacua um dos 43 migrantes a bordo de embarcação da ONG Sea-Watch

22/06/2019 10h38

Roma, 22 jun (EFE).- As autoridades da Itália evacuaram neste sábado um dos 43 migrantes que esperam há dez dias a bordo da embarcação da ONG alemã Sea-Watch para que algum país europeu autorize o desembarque.

O homem foi evacuado pela Guarda Costeira do país durante a noite como consequência da piora de sua condição de saúde, informou a ONG nas redes sociais.

"Os migrantes estão a bordo há dez dias", lamentou a organização.

O Unicef Itália mostrou nas redes sociais "profunda preocupação com os três menores não acompanhados" e por todos os migrantes que estão bloqueados na embarcação Sea Watch 3 e pediu que a União Europeia encontre um porto seguro para estas pessoas.

A ONG espanhola Open Arms exigiu o desembarque e afirmou que "é indecente e atroz" que estas pessoas resgatadas diante do litoral da Líbia em 12 de junho sigam esperando no mar.

A embarcação socorreu naquele dia 53 pessoas, entre elas nove mulheres, 39 homens, dois bebês e 3 menores não acompanhados, e três dias depois a Guarda Costeira italiana realizou uma inspeção sanitária a bordo e decidiu pela evacuação de dez pessoas por motivos médicos.

O navio está em águas internacionais diante da Ilha de Lampedusa, já que o Governo italiano aprovou recentemente um decreto lei que contempla multas de até 50 mil euros aos navios humanitários que entrem em águas territoriais sem autorização. EFE

Notícias