Topo
Notícias

Estudo sobre impacto de linhão de Roraima para indígenas chega à Funai

22/05/2019 15h11

SÃO PAULO (Reuters) - Os estudos sobre o chamado "componente indígena" do processo de licenciamento ambiental de um importante linhão de transmissão em Roraima foram entregues à Fundação Nacional do Índio (Funai) nesta semana, disse a jornalistas nesta quarta-feira o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ricardo Cyrino.

O empreendimento, conhecido como Linhão do Tucuruí, teve a concessão arrematada pela privada Alupar e pela estatal Eletronorte, da Eletrobras, em leilão ainda em 2011, mas não teve obras iniciadas desde então devido às dificuldades de se avançar no licenciamento, cuja complexidade é maior porque a linha cruzará parte das terras dos índios Waimiri Atroari.

"Os estudos do programa básico ambiental do componente indígena foram protocolados na Funai nesta semana, e a gente espera que saia o licenciamento no final de junho, começo de julho, para que as obras sejam iniciadas no segundo semestre", afirmou Cyrino, ao chegar para evento da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) em São Paulo.

O linhão, que ligará Roraima ao sistema elétrico interligado do Brasil, ao conectar Boa Vista a Manaus (AM), foi declarado como projeto de "interesse nacional" pelo governo do presidente Jair Bolsonaro em fevereiro.

O secretário do ministério disse ainda que a pasta mantém a previsão de divulgar em junho um projeto para a capitalização da estatal Eletrobras. Questionado, ele não detalhou quando a proposta estará pronta e nem detalhes sobre seu conteúdo.

(Por Luciano Costa)

Notícias