Topo
Notícias

Deslizamento mata pelo menos 20 pessoas na Colômbia

22/04/2019 18h58

Rosas, Colombia, 22 Abr 2019 (AFP) - Pelo menos 20 corpos foram encontrados até esta segunda-feira (22) nos escombros de um deslizamento de terra que soterrou oito casas em uma área rural no sudoeste da Colômbia, informaram as agências de socorro.

Corpos de dois adultos e uma menor de idade foram encontrados durante o dia em Rosas, estado de Cauca, ampliando o balanço de mortos para 20, informou a estatal Unidade Nacional para Gestão do Risco de Desastres (UNGRD) em sua conta no Twitter.

Com a passar do tempo, a possibilidade de encontrar algum dos cerca de dez desaparecidos com vida se torna cada vez mais improvável, disse à AFP uma fonte do organismo.

O comandante dos bombeiros da cidade de Popayán, Juan Carlos Gañán, explicou que as chances de sobrevivência são baixas devido à "força do impacto" da terra. Além disso, as chuvas não deram trégua. Portanto, um novo deslizamento não foi descartado.

"A terra argilosa se compacta e não deixa a possibilidade de respiração", explicou.

"Nossa solidariedade aos parentes das vítimas do deslizamento ocorrido esta madrugada em Rosas, Cauca, devido às fortes chuvas", escreveu o presidente colombiano, Iván Duque, no Twitter.

O presidente viajou para o local e anunciou ajuda aos desabrigados, cujo número não parou de aumentar ao longo do dia.

O evento, que aconteceu na madrugada deste domingo, também deixou três feridos, segundo Gañán.

Junto com as equipes de resgate, dezenas de vizinhos ajudaram durante o dia nas buscas pelos desaparecidos, que serão suspensas ao anoitecer, alertaram as autoridades.

"Uma avalanche desceu por volta das três horas da manhã e muitas pessoas morreram porque aqui havia casas, e, portanto, estamos tentando resgatá-los", disse à AFP Carlos Zambrano, um morador local, com uma pá na mão.

Perto dele, homens e mulheres visivelmente angustiados aguardavam notícias de seus parentes e conhecidos.

Segundo Gañán, o incidente fatal causado pelas fortes chuvas que atingiram Rosas e boa parte do país era uma tragédia anunciada.

"É uma área rural que está em risco. Na verdade, já havia um relatório recomendando a evacuação. Mas, desde então, as autoridades não realocaram essas pessoas", disse ele.

O evento, de magnitude incomum em um país em que deslizamentos de terra são freqüentes, também afetou uma importante estrada que liga os departamentos de Cauca e Nariño.

A Colômbia vem enfrentando a primeira estação chuvosa do ano há mais de um mês, e a Unidade Nacional de Gerenciamento de Risco de Desastres emitiu alertar para a região andina (centro), bem como para os litorais do Caribe e do Pacífico.

Entre 1 e 21 de abril, 27 pessoas morreram em deslizamentos de terra e tempestades, segundo a agência.

dl/gma/mr/ll

Twitter

Notícias