Topo
Notícias

Guardas evitam fuga de 3 integrantes do PCC de prisão no Paraguai

20/04/2019 17h16

Assunção, 20 abr (EFE).- Os guardas de um presídio no departamento paraguaio de Itapúa, na fronteira com a Argentina, frustraram neste sábado a fuga de três detentos vinculados com o Primeiro Comando da Capital (PCC), que tentaram escapar pulando o muro externo.

Os detentos utilizaram uma escada caseira, feita com madeira e plásticos, para tentar fugir do Centro de Reabilitação Social de Itapúa, quando foram descobertos por funcionários da penitenciaria, segundo um relatório da polícia.

Após evitar a fuga, o centro autorizou a entrada de policiais em um dos pavilhões para realizar uma batida na qual apreenderam 71 armas brancas, pouco mais de um quilo de maconha, sete telefones celulares e um carregador de bateria.

Aproximadamente 400 integrantes de grupos criminosos brasileiros cumprem pena atualmente no Paraguai, de acordo com dados fornecidos pelo governo local.

No início do mês de março, um grupo de 20 presos do PCC protagonizou uma tentativa de motim na Penitenciaria de Concepción que terminou com um funcionário ferido.

A alta presença de criminosos brasileiros, tanto do PCC como do Comando Vermelho, nas prisões paraguaias impulsionou as autoridades do país a agilizar os processos de extradição aos países nos quais são requeridos pela Justiça.

O Paraguai começou a aumentar a expulsão de presos a partir de novembro de 2018, depois que o traficante brasileiro Marcelo Pinheiro, conhecido como Marcelo Piloto, do Comando Vermelho, matou uma jovem que lhe visitou na sua cela a fim de evitar sua extradição ao Brasil.

No último mês de março, o Paraguai extraditou também Jefferson William Penha da Silva, suposto membro do PCC, sobre o qual pesavam duas ordens de captura no estado do Paraná. EFE

Notícias