Astrônomos descobrem terceiro planeta mais próximo do Sistema Solar

Divulgação/Nasa
Imagem: Divulgação/Nasa

Da EFE, em Genebra

20/02/2019 13h53

Uma equipe internacional de astrônomos, entre eles pesquisadores da Universidade de Genebra, descobriu um planeta fora do Sistema Solar situado a oito anos luz da Terra, o terceiro mais próximo conhecido até hoje, informou a instituição suíça em comunicado nesta quarta-feira.

O planeta pode ter uma massa até três vezes superiores à terrestre e orbita ao redor da estrela Gliese 411, na Constelação da Ursa Maior, afirmou a nota oficial da universidade.

"Sua proximidade e luminosidade o transformam em um alvo ideal para futuros telescópios gigantes como o ELT europeu, que deve nos permitir analisar sua atmosfera", destacou o pesquisador da Universidade de Buenos Aires Rodrigo Díaz, principal autor do estudo.

A descoberta foi possível através do espectrógrafo SOPHIE, desenvolvido em parte pela Universidade de Genebra e instalado no telescópio de 193 centímetros do Observatório da Alta Provença (sudeste da França).

Os exoplanetas mais próximos da Terra conhecidos até o momento são um que orbita ao redor de Próxima Centauri, a 4,2 anos luz, e outro no sistema da Estrela de Barnard, a 5,9 anos luz. EFE