Topo
Notícias

China diz que australiano detido apresentava "perigo para segurança nacional"

24/01/2019 09h44

Pequim, 24 jan (EFE).- O Ministério das Relações Exteriores da China garantiu nesta quinta-feira que Yang Hengjun, um escritor de origem chinesa e nacionalidade australiana, detido no país asiático há vários dias, é "suspeito de estar envolvido em atividades criminosas que põem em risco a segurança nacional".

Por esse motivo, "o órgão de Segurança Estatal de Pequim o deteve (a Yang) com as medidas obrigatórias", disse a porta-voz do Ministério de Relações Exteriores, Hua Chunying.

Hua indicou que Yang "está sendo investigado de forma que seus direitos e interesses legítimos estão sendo garantidos" e afirmou que a China "proporcionará a assistência consular necessária à parte australiana".

Essas declarações coincidem com a visita à China do ministro da Defesa da Austrália, Christopher Pyne, sobre a qual Hua rejeitou se pronunciar.

A imprensa australiana publicou nesta quarta-feira que alguns amigos de Yang temiam que o escritor, acadêmico e ex-funcionário do Ministério de Relações Exteriores da China, tivesse sido detido pelas autoridades do país asiático devido às suas críticas contra o Partido Comunista.

As relações entre Pequim e Canberra atravessam momentos de tensão, em parte porque a Austrália é um dos países que, nos últimos meses, mostrou reservas com relação à expansão da empresa tecnológica chinesa Huawei e à sua participação no desenvolvimento das redes de tecnologia 5G no mundo. EFE

Notícias