Topo
Notícias

Chineses estão eliminando o lixo dando para bilhões de baratas comerem; qual o risco?

Chineses estão dando lixo para as baratas comerem - iStock
Chineses estão dando lixo para as baratas comerem Imagem: iStock

Do BOL, em São Paulo

17/12/2018 22h47

País mais populoso do mundo, com quase 1,4 bilhão de habitantes, a China vive um problema crescente com a produção de lixo. O país tem enfrentado dificuldade para eliminar os restos de comida que os aterros sanitários não estão conseguindo absorver. 

Veja também:

1 bilhão de baratas podem comer até 50 toneladas de lixo por dia - Reprodução / Reuters - Reprodução / Reuters
1 bilhão de baratas podem comer até 50 toneladas de lixo por dia
Imagem: Reprodução / Reuters
Por causa disso, chineses estão buscando alternativas mirabolantes para resolver a questão. Uma delas é genial, mas ao mesmo tempo perturbadora: estão dando lixo para as baratas comerem. 

De acordo com reportagem da Reuters, há instalações no país em que bilhões de baratas estão sendo mantidas e alimentadas com toneladas de restos de comida, lixo de cozinha e resíduos urbanos. 

Na cidade de Jinan, ao leste, uma usina da Shandong Qiaobin Agricultural Technology Co comporta cerca de 1 bilhão de baratas, capazes de comer aproximadamente 50 toneladas de lixo por dia. Os insetos ficam concentrados em celas e recebem a "comida" por canos e tubulações. 

Além de ajudar a dar fim ao lixo, as baratas dessas instalações ainda servem a outros propósitos depois que morrem. Os insetos são utilizados como base de alimentos e rações para outros animais, como porcos, por exemplo.

Tudo muito bacana, mas...

Apesar de ser uma alternativa inovadora e sustentável para o crescente problema do lixo, o método de alimentar baratas tem alguns riscos. Um deles é que uma fuga em massa de bilhões dessas baratas poderia ser uma catástrofe.

"É preciso ter várias linhas de defesa para evitar o desastre de uma fuga acidental", disse a professora Zhu Chaodong, especialista em estudos de evolução de insetos da Academia Chinesa de Ciência, em entrevista à Reuters. 

O problema é que os insetos se multiplicam em uma escala mais rápida e maior nesse tipo de ambiente. Caso escapem, a infestação de um bairro ocorreria em "pouquíssimo tempo", diz a cientista. 

(Com informações da Reuters)

Quer receber notícias de Entretenimento de graça por mensagem no seu Facebook? Clique AQUI e digite Entretenimento após acessar o Messenger. É muito simples!

Notícias