Cuba restaura energia em áreas de Havana após o furacão
HAVANA (Reuters) - Cuba havia restaurado a energia em quase 20% da capital, Havana, no final da tarde desta sexta-feira, informou o governo cubano, dois dias após o furacão Rafael atingir a ilha e derrubar a rede elétrica do país, deixando milhões de pessoas no escuro.
O Rafael derrubou centenas de linhas e postes de energia elétrica na metade ocidental do país, derrubando árvores, cortando as comunicações e complicando os esforços de recuperação.
A passagem do furacão foi o mais recente golpe contra a já precária rede elétrica do país, que há apenas duas semanas entrou em colapso diversas vezes, causando falta de energia por dias e provocando protestos em toda a ilha.
O momento não poderia ter sido pior.
Outro furacão, o Oscar, atingiu o extremo leste de Cuba em meados de outubro, um golpe duplo que prejudicou um país já afetado com a grave escassez de alimentos, combustível e medicamentos.
Nesta sexta-feira, autoridades informaram que a rede nacional voltou a funcionar e a fornecer eletricidade a regiões do centro e do leste de Cuba, embora as províncias agrícolas de Pinar del Rio e Artemisa, no oeste do país, duramente atingidas, ainda estejam em grande parte sem eletricidade antes do fim de semana.
O centro de Havana e seus subúrbios ao leste viram as luzes voltarem a piscar em alguns lugares nesta sexta-feira. A maior parte da metade ocidental da cidade de dois milhões de habitantes, no entanto, permaneceu às escuras.
(Reportagem de Dave Sherwood; reportagens adicionais de Alien Fernandez e Mario Fuentes)