Boulos defende reestatização da Enel em São Paulo
O candidato a prefeito de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL) defendeu hoje, durante sabatina UOL/Folha, a reestatização da Enel, empresa distribuidora de energia elétrica na capital e região metropolitana.
O que aconteceu
Boulos disse que distribuição de energia elétrica deve voltar ao "controle público". "Eu vou defender que essa concessão seja retomada ao controle público. É o que eu defendo. Fui contra a privatização da Sabesp, contra a privatização da Eletropaulo. Serviços essenciais têm que ter controle público sob a pena de a gente ficar à mercê de uma empresa incompetente, como nós ficamos nesses apagões todos", afirmou o candidato do PSOL.
Psolista prometeu fazer a "lição de casa" para evitar novos apagões em São Paulo. "Na minha atuação, primeiro eu vou fazer a lição de casa, usando tecnologia para poda, manejo arbóreo, assumir responsabilidades. Um prefeito não pode fugir de responsabilidades. Em segundo lugar, é trabalhar, porque o prefeito de São Paulo tem que ser líder."
Tem que chegar no cara da Aneel, no ministro de Minas Energia, e construir uma condição. Não dá para essa empresa [Enel] ficar mais.
Guilherme Boulos, candidato do PSOL
Temporal deixou milhões de pessoas sem luz este mês em toda a Grande São Paulo. Chuva de cerca de 40 minutos, segundo a Defesa Civil do estado, fez 2,1 milhões de clientes da Enel ficarem sem luz. A interrupção no fornecimento ocorreu menos de um ano depois de outro temporal que também deixou a mesma quantidade de clientes sem luz em 2023.
Nunes também foi convidado a participar de sabatina, mas negou convite. Na semana passada, o candidato do MDB também cancelou, de última hora, a participação em um debate entre ele e Boulos organizado pelo pool formado por UOL, Folha e RedeTV!.
*Participam desta cobertura: Ana Paula Bimbati, Caíque Alencar, Nathália Moreira (estagiária), Rafael Neves e Wanderley Preite Sobrinho, do UOL, em São Paulo.