Fortes chuvas deixam um morto na Itália
Uma pessoa morreu neste domingo (20) na Itália depois que fortes chuvas voltaram a inundar parcialmente a região norte da Emilia-Romagna, segundo os bombeiros.
As autoridades disseram ter encontrado o corpo de uma pessoa desaparecida em Botteghino di Zocca, ao sul da cidade de Bolonha. A mídia local disse que se tratava de um homem de 20 anos cujo carro foi arrastado pela água.
As autoridades regionais informaram que cerca de 175 milímetros de chuva caíram em um dia em Bolonha e arredores, quando a média histórica para o mês de outubro é de 70.
A região já havia sofrido as consequências da tempestade Boris em setembro, com grandes inundações.
O município de Bolonha anunciou que as escolas permanecerão fechadas na segunda-feira.
Mais de 2.100 pessoas foram evacuadas e cerca de 15.000 pessoas ficaram sem eletricidade nas primeiras horas da manhã de domingo. Cerca de 4.000 pessoas ainda estavam sem eletricidade à tarde, segundo as autoridades regionais.
Bolonha e quatro províncias próximas foram declaradas em "alerta vermelho" até a meia-noite de domingo. As autoridades alertaram sobre o risco de deslizamentos de terra em áreas montanhosas.
De acordo com especialistas, a mudança climática causada pelas emissões de gases de efeito estufa geradas pelas atividades humanas está aumentando a frequência e a intensidade de eventos climáticos extremos, como chuvas torrenciais e inundações.
ams/giv/clc/mm/sag/mb/dd
© Agence France-Presse