Topo
Notícias

100 caças no céu de Natal: Brasil terá reunião de aviões de combate

A-29 Super Tucano, da FAB, deve participar da Cruzex - Força Aérea Brasileira/Sargento Johnson
A-29 Super Tucano, da FAB, deve participar da Cruzex Imagem: Força Aérea Brasileira/Sargento Johnson
do UOL

Colaboração para o UOL

05/05/2024 04h00

A Cruzex, o maior exercício aéreo da América Latina, acontecerá em novembro deste ano em Natal, no Rio Grande do Norte. Operação reunirá várias forças aéreas de países amigos e aliados do Brasil.

Saiba mais sobre a Cruzex

A Cruzex (Cruzeiro do Sul Exercise) é um dos maiores exercícios operacionais conjuntos do mundo. Segundo a FAB (Força Aérea Brasileira), evento tem como objetivo "fortalecer a interoperabilidade entre as forças aéreas de diferentes países, promovendo o treinamento conjunto em cenários complexos e desafiadores."

Exercício é promovido pela própria FAB, desde 2002. A primeira edição contou com a participação, além do Brasil, de Argentina e França. Com o passar do tempo, mais países foram se unindo à iniciativa, como por exemplo Chile, Peru, Uruguai, Venezuela, EUA, Canadá, Suécia, entre outros.

Neste ano, a Cruzex acontecerá em novembro, na Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte. Encontro reunirá mais de dez países, incluindo o Brasil, e cerca de 100 aeronaves militares brasileiras e estrangeiras. O total previsto pela FAB é entre 1.200 a 1.300 horas voadas.

Além de caças brasileiros, exercício também terá caças isralenses Kfir e franceses Mirage. Segundo o site especializado em aviação Aeroin, a aeronave israelense IAI Kfir pertence à Força Aérea Colombiana, enquanto os Mirage 2000P são da Força Aérea do Peru.

Mirage 2000P - Divulgação - Divulgação
Um caça Mirage 2000
Imagem: Divulgação

Além de Brasil, Colômbia e Peru, também participarão da edição deste ano da Cruzex Argentina, Chile, Paraguai, Portugal, Uruguai e EUA. Já África do Sul, Alemanha, Bolívia, Itália e Suécia enviarão apenas observadores.

Aeronaves participantes. Enquanto é esperado que toda a frota de combate da FAB, incluindo os caças SAAB F-39E Gripen, F-5 Tiger II, A-29 Super Tucano e A-1 AMX, participem da operação, outras aeronaves como caças Douglas A-4AR Skyhawk, caças Lockheed Martin F-16 Falcon, avião de carga e reabastecimento Lockheed KC-130H Hércules e aeronaves Lockheed Martin C-130J Super Hércules também devem marcar presença no exercício.

Notícias