Topo
Notícias

Juiz descarta adiar anúncio da sentença de ex-presidente de Honduras

02/05/2024 18h42

O juiz encarregado do caso do ex-presidente hondurenho Juan Orlando Hernández, condenado por tráfico de drogas nos Estados Unidos, rejeitou, nesta quinta-feira (2), um pedido da defesa para adiar o anúncio da sentença, previsto para 26 de junho. 

Hernández foi considerado culpado de tráfico de drogas e armas por um júri popular em Nova York no dia 8 de março. O ex-presidente de Honduras corria o risco de ser condenado à prisão perpétua. 

Sua advogada, Sabrina Shroff, pediu esta semana ao juiz Kevin Castel uma prorrogação de 45 dias para a audiência em que a sentença deverá ser proferida. 

De próprio punho, o juiz Castel "negou" o pedido da defesa. "O tribunal não prevê o adiamento desta sentença agendada há muito tempo", escreveu o magistrado. 

Segundo a advogada, "a defesa precisa de mais tempo para se preparar para a sentença, o que é complicado e demorado", embora não tenha apresentado razões específicas. 

Hernández, que segundo a acusação criou um "narcoestado" durante a sua presidência (2014-2022) em Honduras, foi considerado culpado pelos crimes de conspiração para o tráfico de drogas e armas e de posse de armas, após um longo julgamento em um tribunal de Manhattan.

af/mel/jb/rpr

© Agence France-Presse

Notícias