Topo
Notícias

Candidata da oposição parte para o ataque contra governista em debate presidencial no México

29/04/2024 10h58

Por Stephen Eisenhammer e Diego Oré

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - A principal candidata da oposição à Presidência do México, Xóchitl Gálvez, chamou sua rival, a favorita e indicada governista Claudia Sheinbaum, de "a candidata das mentiras" durante um debate no domingo e a desafiou a beber uma garrafa de água da cidade que ela governava.

O ataque de Gálvez, que representa uma coalizão de três partidos de oposição, ocorre no momento em que as mais recentes pesquisas de opinião mostram que ela está tendo dificuldades em ganhar impulso a cinco semanas da eleição de 2 de junho.

Uma pesquisa realizada entre 10 e 13 de abril para o jornal El Economista deu a Sheinbaum 51,4% de apoio, enquanto Gálvez obteve apenas 26,7% das intenções de voto. Os analistas políticos disseram que o mais recente debate provavelmente não causará muito impacto sobre as perspectivas da eleição.

"Acho que todos os olhos estavam voltados para Xóchitl nessa ocasião", disse a analista política Viri Ríos à Milenio TV após o debate, afirmando que Gálvez não conseguiu destacar o suficiente de suas próprias medidas durante o debate.

"Ela foi conflituosa, com o único objetivo de dar apelidos a Claudia e não necessariamente falar sobre o que ela quer fazer", acrescentou Ríos.

Em um segmento, Gálvez segurou uma garrafa de água que ela disse ter vindo da Cidade do México e que, segundo ela, os testes de laboratório mostraram estar contaminada. "Convido você a beber essa água", disse ela, dirigindo-se a Sheinbaum, que foi prefeita da cidade até junho do ano passado.

Sheinbaum, por sua vez, prometeu aumentar o salário mínimo e melhorar a reciclagem de água no México, que vem enfrentando seca e escassez generalizada. Ela também disse que aumentará o uso de painéis solares em residências e veículos elétricos para o transporte público.

Ela frequentemente fez referência ao que chamou de conquistas do atual governo do presidente Andrés Manuel López Obrador, cuja popularidade consistente tem ajudado a dar a Sheinbaum uma forte liderança nas pesquisas.

"O México é grande e continuará sendo com fraternidade, mais justiça e mais prosperidade com desenvolvimento sustentável", disse Sheinbaum.

Notícias