Topo
Notícias

Blinken alerta que EUA e China precisam gerir suas diferenças

25/04/2024 11h51

XANGAI, 25 ABR (ANSA) - O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, afirmou nesta quinta-feira (25) que Washington e China precisam gerir suas diferenças "de forma responsável".   

Em meio ao aumento das tensões entre os dois países, Blinken voltou ao território chinês para discutir uma série de questões bilaterais e regionais, bem como fortalecer os laços entre as duas nações.   

"Temos a obrigação para com o nosso povo, e na verdade para com o mundo, de gerir a relação entre os nossos dois países de forma responsável", disse o norte-americano em Xangai durante uma reunião com o líder do Partido Comunista local, Chen Jining.   

Blinken também defendeu que o presidente Joe Biden está empenhado em estabelecer um diálogo "direto e sustentado" entre as duas maiores economias do mundo, após anos de tensão crescente.   

"Acho importante destacar o valor e, na verdade, a necessidade do envolvimento direto, de falar uns com os outros; destacar as nossas diferenças, que são reais, e tentar superá-las", comentou.   

Chen, por sua vez, afirmou que Washington e Pequim devem escolher entre "confronto ou cooperação". O chinês, contudo, alertou que a decisão "afeta o bem-estar de ambos os povos e o futuro da humanidade".   

A última paragem do tour de Blinken pela China será em Pequim e vai se reunir com altos funcionários da nação, como seu homólogo Wang Yi. Ainda não há informações se o norte-americano vai se encontrar com o presidente Xi Jinping. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.

Notícias