Topo
Notícias

Deslizamentos de terra na Indonésia deixam ao menos 19 mortos

14/04/2024 07h29

Pelo menos 19 pessoas morreram e outras duas estão desaparecidas após deslizamentos de terra no centro da Indonésia causados por fortes chuvas, informaram os serviços de resgate em novo balanço neste domingo (14).

Os deslizamentos ocorreram na tarde de sábado em Tana Toraja, província de Sulawesi do Sul, disse o chefe da agência local de desastres, Sulaiman Maila. 

"Registramos 19 mortes, quatro em Makale Sul e outras 15 em cidades ao redor de Makale", disse à AFP, no relato atualizado. 

"Agora procuramos mais vítimas", acrescentou.

Tana Toraja e áreas vizinhas têm sofrido com fortes chuvas recentemente, especialmente na semana passada, acrescentou Maila. 

As chuvas erodiram o solo de áreas residenciais localizadas nas encostas das montanhas, causando deslizamentos de terra que soterraram casas, explicou. 

Duas cidades foram afetadas e quatro casas foram soterradas, informou a Agência Nacional de Gestão de Desastres em um comunicado. 

A Indonésia é propensa a deslizamentos de terra durante a estação chuvosa, um problema agravado em algumas partes do arquipélago pelo desmatamento.

No mês passado, pelo menos 30 pessoas morreram e muitas ainda estão desaparecidas após inundações repentinas e deslizamentos de terra na ilha de Sumatra. 

Em dezembro, um deslizamento de terra e uma inundação varreram dezenas de casas e destruíram um hotel perto do Lago Toba, em Sumatra, matando pelo menos duas pessoas.

agn/jfx/hgs/jvb/aa/rpr

© Agence France-Presse

Notícias