Topo
Notícias

Para ter paz, Europa precisa se preparar para a guerra, diz presidente do Conselho da UE

18/03/2024 20h38

BRUXELAS (Reuters) - A Europa precisa fortalecer suas capacidades de defesa e mudar para um modo de “economia de guerra” em resposta à ameaça da Rússia, disse o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, nesta segunda-feira.

Em um artigo publicado em jornais europeus e no site Euractiv, Michel -- que presidirá uma reunião de líderes da UE na quinta-feira para discutir o apoio à Ucrânia -- afirmou que a Europa precisa assumir responsabilidade pela sua própria segurança e não depender muito do apoio de países como os Estados Unidos.

“Se não acertarmos a resposta da UE e não dermos apoio suficiente à Ucrânia para parar a Rússia, nós somos os próximos. Portanto, nós precisamos estar prontos para nos defender e mudar para um modo de ‘economia de guerra’”, disse Michel.

“Se quisermos paz, precisamos nos preparar para a guerra”, afirmou.

Michel disse que, embora a Europa tenha progredido desde a invasão russa na Ucrânia em fevereiro de 2022 -- incluindo ao aumentar a capacidade de produção militar em 50% --, muito mais é necessário e que, durante décadas, a Europa não investiu o bastante em sua segurança e defesa.

Michel pediu que países da UE garantam que a Ucrânia receba o que precisa para o campo de batalha -- inclusive gastando dinheiro do bloco em equipamentos militares e usando lucros de ativos congelados da Rússia para comprar armas para a Ucrânia.

Os países da UE aprovaram um acordo nesta segunda-feira para aumentar o apoio do bloco às Forças Armadas da Ucrânia em 5 bilhões de euros -- em meio a alertas de que as forças de Kiev precisam de mais recursos para segurar a linha contra o Exército maior da Rússia, enquanto um pacote de auxílio de 60 bilhões de dólares dos EUA à Ucrânia está retido no Congresso norte-americano.

(Reportagem de Kate Abnett)

Notícias