PUBLICIDADE
Topo
Notícias

Notícias

Lançamento bem-sucedido do foguete Ariane 5 com o satélite 'flexível' Quantum

30/07/2021 20h47

Kourou, 30 Jul 2021 (AFP) - Um foguete Ariane 5 decolou com sucesso nesta sexta-feira (30) de Kourou, na Guiana Francesa, para colocar em órbita o primeiro satélite comercial "flexível" de telecomunicações da Eutelsat, chamado Quantum.

Além do Quantum, o foguete francês transportava também um satélite da brasileira Embratel.

O satélite europeu de telecomunicações permitirá aos clientes da empresa francesa Eutelsat reconfigurá-lo em tempo real e será modulável, tanto em área de cobertura, quanto em potência e frequência.

A missão, lançada às 18h locais (mesmo horário em Brasília), demorou pouco mais de 30 minutos para colocar os dois satélites em órbita, com cerca de quatro minutos de intervalo.

O Etelsat Quantum, será o primeiro no mundo capaz de modular a área de cobertura e a potência de seus feixes de telecomunicações, conforme as necessidades do cliente.

O outro satélite de telecomunicações lançado é o Star One D2 que, com suas seis toneladas, é o maior pedido da Embratel.

Encomendado há cinco anos, o Eutelsat Quantum é fruto de uma parceria público-privada envolvendo a Agência Espacial Europeia, a operadora Eutelsat e a Airbus Defense and Space.

É grande a expectativa da operadora europeia sobre a nova tecnologia apresentada como inédita mundialmente.

Cada um dos oito feixes Quantum será ajustável, tanto em área de cobertura quanto em potência e frequência, "em poucos minutos", por meio de um programa que é entregue ao cliente, segundo a Eutelsat.

Esta flexibilidade de utilização permitirá, por exemplo, garantir cobertura móvel para aviões, navios ou serviços governamentais em caso de catástrofes naturais ou eventos específicos.

Também abre caminho para uma produção mais próxima da série de satélites, que até então eram objetos únicos.

"A Quantum está na vanguarda das soluções de software para dispositivos espaciais comerciais, pois somos os primeiros a responder à demanda do mercado com extrema flexibilidade do cliente", disse Elodie Viau, diretora de telecomunicações e aplicações integradas da Agência Espacial Europeia.

O lançamento deste primeiro Ariane 5 do ano será seguido por mais dois Arianes, além de um Vega e um Soyuz neste verão, lembrou o presidente da Arianespace, Stéphane Israël.

Jx/cbn/eb/af/jc/jc/mvv

Notícias