PUBLICIDADE
Topo
Notícias

Notícias

Conteúdo publicado há
1 mês

Kamala Harris visitará fronteira dos EUA com o México na sexta-feira

24/06/2021 01h42

Washington, 23 jun (EFE).- A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, visitará nesta sexta-feira a cidade de El Paso (Texas), na fronteira com o México, após receber inúmeras críticas da oposição republicana por ainda não ter viajado à área fronteiriça.

Harris viajará a El Paso junto com o secretário de Segurança Nacional dos EUA, Alejandro Mayorkas, segundo confirmou seu gabinete depois que o jornal "Politico" e outros meios de comunicação divulgaram a notícia.

"A vice-presidente Harris viajará para El Paso, Texas, na sexta-feira, 25 de junho", disse a porta-voz da Harris, Symone Sanders, em um comunicado.

Esta será a primeira visita de Harris à fronteira sul dos Estados Unidos desde que assumiu o cargo no último mês de janeiro, e acontecerá duas semanas depois de ter viajado ao México e à Guatemala para discutir com os governantes desses países as causas que geram a imigração irregular para o norte.

Harris aceitou em março a missão de negociar com os líderes do Triângulo Norte da América Central (Guatemala, Honduras e El Salvador) e tentar lidar com os problemas que geraram recordes na chegada de imigrantes indocumentados à fronteira dos EUA nos primeiros meses da presidência de Joe Biden.

Embora seu papel seja principalmente diplomático, a oposição republicana a critica há meses por não visitar a fronteira com o México, enquanto Harris insiste que seu trabalho se concentra nas causas da migração, não nas consequências.

Finalmente, durante sua visita ao México há duas semanas, Harris prometeu que iria para a fronteira, e sua porta-voz enfatizou nesta quarta-feira que sua viagem é parte de seu "trabalho" para "abordar as raízes da migração de El Salvador, Guatemala e Honduras".

Sua visita acontecerá em um momento em que o governo do México espera que em breve haja avanços para conseguir a reabertura da fronteira comum, fechada para viagens não essenciais por mais de um ano devido à pandemia da covid-19.

Mayorkas, que acompanhará Harris na sexta-feira, esteve no México na semana passada para analisar a possibilidade de reabrir a área fronteiriça após 15 meses de restrições.

Além disso, a visita de Harris a El Paso acontecerá alguns dias antes de o ex-presidente Donald Trump (2017-2021) também viajar para a fronteira com o México acompanhado pelo governador do Texas, Greg Abbott, e legisladores republicanos, no próximo dia 30 de junho.

Trump foi rápido em reagir à notícia da visita de Harris, dizendo em comunicado que a vice-presidente "nunca teria ido" à fronteira se não fosse pelo fato de que ele também tem planos de visitá-la.

Notícias