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Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Segredos para vencer a preguiça e ser mais produtivo

Maria Casinos/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Maria Casinos/Getty Images/iStockphoto
Júlia Mendonça

Júlia Mendonça é formada em comércio exterior pela Universidade Positivo. Atuou como planejadora financeira entre 2015 e 2018. Especialista em orientação e planejamento financeiro pessoal, é coach e consultora de finanças, pós-graduada em investimentos, finanças e banking. É influenciadora digital no nicho de finanças e investimentos em um dos maiores canais do assunto na área do Brasil.

do UOL

14/06/2021 04h00

Vou contar um segredo: todo mundo, sem exceção, tem seus momentos de preguiça, de gastar mais do que deveria e de não cuidar tão bem da grana. Isso faz parte da vida e está tudo bem, desde que você entenda que realmente isso não passou de um momento e consiga voltar ao trilho.

O problema é quando isso se torna um hábito e atrapalha sua vida e você começa a gastar descontroladamente, não faz mais seu planejamento e não liga se está investindo ou só gastando. Por isso, hoje separei 5 atitudes para você não cair na tentação de procrastinar os cuidados com o seu dinheiro.

Amanhã vai ser igual

A gente sempre se ilude pensando que tudo que faz de errado ou de não produtivo hoje simplesmente vai desaparecer amanhã como em um passe de mágica. Infelizmente, as contas vão continuar chegando, o seu trabalho vai ser cansativo e os deveres de casa não acabam. Por isso não existe motivo nenhum para adiar uma mudança necessária.

Se você quer mudar mesmo, tem que começar hoje. Toda vez que ficar enrolando para fazer algo, pense no que está impedindo a finalização da tarefa. Geralmente é a atividade que é muito chata ou simplesmente não existe impedimento nenhum. Fazem parte da nossa vida atividades das quais nem sempre gostamos, mas quanto antes começarmos, antes acabaremos.

Dificulte a preguiça

Um dos grandes causadores de perda de produtividade, principalmente no trabalho, são as redes sociais. Por ser muito fácil e acessível, fica difícil mesmo ignorar quando chega uma nova notificação, um e-mail falando sobre uma nova série ou até mesmo ver todas as fotos da viagem de amigos.

Para conseguir fugir das armadilhas sociais, dificulte a sua vida: não leve carregador de celular para o trabalho (assim vai racionar a bateria), desligue todas as suas redes do computador e desinscreva-se de listas de e-mails. Vai ser difícil, mas nada que dois dias não curem.

Regra dos dois minutos

Esta regra é muito simples. Ela serve para aquelas tarefas que surgem ao longo do dia e são rápidas de fazer, como responder a um e-mail ou ligar para marcar um médico. Por serem tarefas chatinhas, dá preguiça mesmo e elas acabam se acumulando.
A ideia é que se você pode acabar com a tarefa em 2 minutos, faça isso no momento em que ela surgir. Chegou e-mail? Responde! Precisa imprimir uma folha? Faça na hora! Isso vai eliminar pilhas de tarefas por fazer e vai lhe dar mais tempo para se preocupar com coisas mais importantes.

Um tijolo por vez

Imagine que você tem um mês para construir uma casa, sem ajuda de ninguém. Se pensar no projeto final, vai bater o desespero e vai travar sem fazer nada. Agora, se você estabelecer pequenas metas, as coisas fluem facilmente. Comece colocando pequenos objetivos, como escolher uma maçaneta, qual será a cor das paredes, o tamanho do sofá, etc.

Quando você perceber, sua casa está inteira planejada em detalhes e está crescendo cada tijolo no seu lugar. Faça o mesmo com a sua vida. Saiba o que precisa fazer e divida em pequenas tarefas diárias e simples de concluir.

Um jeito muito fácil de fazer isso é usando listas de tarefas. Apesar de muitas pessoas terem pavor, as listas são grandes aliadas na hora de conseguir realizar todas as tarefas do dia a dia. Antes de dormir, pense no que precisará fazer no dia seguinte e anote passo a passo.

Com o passar do dia, você vai realizando e riscando cada uma das atividades. O mais legal do sistema de lista é que você transforma grandes tarefas em várias pequenas e com isso você consegue otimizar muito mais seu tempo e suas necessidades.

Implementar essas mudanças nem sempre é fácil no começo, porém insista nas práticas e na vontade de mudar. Em pouco tempo elas se tornam rotina e você passa a perceber a produtividade como algo normal.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

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