PUBLICIDADE
Topo
Notícias

Notícias

Acionistas da Petrobras aprovam destituição de Castello Branco do conselho

A saída de Castello Branco do colegiado abre espaço para a entrada do general da reserva Joaquim Silva e Luna, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro - Adriano Ishibashi/Framephoto/Estadão Conteúdo
A saída de Castello Branco do colegiado abre espaço para a entrada do general da reserva Joaquim Silva e Luna, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro Imagem: Adriano Ishibashi/Framephoto/Estadão Conteúdo

Marta Nogueira e Gram Slatery; reportagem adicional de Paula Laier

12/04/2021 17h13

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Assembleia de acionistas da Petrobras aprovou nesta segunda-feira a destituição de Roberto Castello Branco como membro do Conselho de Administração da petroleira estatal, em um importante passo que permite a substituição do executivo na presidência da companhia.

A saída de Castello Branco do colegiado abre caminho para a entrada do general da reserva Joaquim Silva e Luna, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para substituir o executivo no conselho e na presidência da petroleira estatal.

Conforme o estatuto da empresa, o presidente da Petrobras é escolhido pelo Conselho de Administração dentre os seus membros. Dessa forma, o presidente da estatal precisa fazer parte do colegiado.

Com a saída de Castello Branco também da presidência da Petrobras, o estatuto da empresa prevê que o presidente do conselho de administração indique um substituto dentre os demais membros da Diretoria Executiva até a eleição do novo presidente.

A destituição de Castello Branco, durante assembleia extraordinária nesta segunda-feira, acarretou ainda na destituição de outros sete membros do colegiado, cujas vagas devem ser preenchidas ainda no mesmo encontro, feito de forma virtual devido à pandemia.

Também está prevista para a reunião desta segunda-feira a eleição do presidente do conselho. Nesse caso, o governo indicou a recondução de Eduardo Bacellar Leal Ferreira.

(Por Marta Nogueira e Gram Slattery; reportagem adicional de Paula Laier)

Notícias