PUBLICIDADE
Topo
Notícias

Notícias

Volvo empresta SUVs e até 'carro do Batman' para combater coronavírus

Volvo disponibilizou carros a hospitais e associações que ajudam comunidades carentes - João Mantovani/Volvo
Volvo disponibilizou carros a hospitais e associações que ajudam comunidades carentes
Imagem: João Mantovani/Volvo
do UOL

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

10/05/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Marca cedeu 250 veículos para hospitais e associações até final de maio
  • Carros da frota já rodaram mais de 170 mil quilômetros
  • Volvo se define como 'marca que nasceu para cuidar das pessoas'

A Volvo faz parte da lista de montadoras que cederam parte de sua frota de carros para combater o coronavírus. A empresa emprestou 250 veículos para hospitais e associações dedicadas a ajudar comunidades carentes e moradores de rua.

"A primeira etapa desse programa emprestou 250 veículos até o final de abril com previsão de renovação por mais 30 dias caso a situação persistisse, então renovamos o comodato até o dia 30 de maio. Nós priorizamos três áreas: apoio a profissionais de saúde, instituições que ajudam moradores de rua e comunidades carentes e pequenos estabelecimentos que precisaram paralisar suas atividades", revela João Oliveira, diretor geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil.

Entre as instituições beneficiadas com o empréstimo de carros está a Cruz Vermelha e a Santa Casa de SP, que destinou a maioria dos veículos para uso dos profissionais da saúde por motivos de segurança. "Eles estavam sofrendo muito com ofensas e discriminação no transporte público, já que outros passageiros não queriam a presença deles com medo de serem contagiados", diz João.

Fazendo boas ações

Volvo comunidades 1 - João Mantovani/Volvo - João Mantovani/Volvo
Carros já rodaram mais de 170 mil quilômetros
Imagem: João Mantovani/Volvo

Além de auxiliar colaboradores de hospitais, a Volvo também assiste instituições que ajudam moradores de rua e comunidades carentes. A CUFA (Central Única das Favelas), por exemplo, está utilizando 45 carros, que transportam cestas básicas e produtos de higiene pessoal.

Como nem todas as comunidades possuem vias pavimentadas, a Volvo estudou os principais locais de acesso e deu prioridade aos SUVs, que possuem maior altura livre do solo e também são mais espaçosos.

A Volvo também ajuda pequenos estabelecimentos que foram duramente prejudicados pela quarentena.

Um exemplo é o Mercadão das Flores, que abriria na semana que a quarentena foi iniciada em SP.

Volvo comunidades 2 - João Mantovani/Volvo - João Mantovani/Volvo
SUVs foram escolhidos pelo amplo espaço interno e pela maior altura do solo
Imagem: João Mantovani/Volvo

"Eles têm muitos pequenos produtores que dependem desse mercado para escoar a produção e ela seria toda perdida, afetando a renda básica deles. Então começaram a fazer vendas online, e emprestamos quatro carros para realizar as entregas das flores", conta João.

Além de ceder os veículos, a fabricante providenciou a instalação de pontos de recarga na sede das associações que estão utilizando os carros, já que a maioria deles são híbridos do tipo plug-in.

Batmóvel? Quase isso

Volvo comunidades 3 - João Mantovani/Volvo - João Mantovani/Volvo
Marca emprestou 250 veículos até o final de maio
Imagem: João Mantovani/Volvo

A Volvo afirma que os veículos já rodaram mais de 170 mil quilômetros em ações pelo país.

Em alguns casos, os veículos estão sendo dirigidos por motoristas voluntários, que também realizam o transporte de passageiros até hospitais. Mesmo em meio a uma situação tão crítica, há espaço para a imaginação de uma criança, que "confundiu" o Volvo XC90 com o bólido de um famoso super herói.

"Recebemos um vídeo gravado pela mãe de um menino de oito anos que está fazendo tratamento contra câncer, no qual ele nos agradecia por ter sido buscado pelo 'carro do Batman' em casa".

A empresa estima que mais de 300 mil pessoas foram impactas (direta ou indiretamente) com o empréstimo dos carros.

Mesmo ajudando tanta gente, a Volvo decidiu não fazer qualquer tipo de divulgação das ações.

"A Volvo é uma marca que nasceu para cuidar das pessoas e elas são a maior prioridade para nós. Então não poderíamos nos furtar dessa responsabilidade em um momento desses", conclui João.

Notícias