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VW T-Cross PCD tem vendas retomadas, mas prazo de entrega é de 180 dias

Divulgação
Imagem: Divulgação
do UOL

Jorge Moraes

Colaboração para o UOL

28/02/2020 10h16

A Volkswagen retomou as vendas do T-Cross Sense, a versão PCD do SUV da montadora. A comercialização havia sido suspensa no último dia 20 por conta de excesso de demanda. O novo lote já foi comunicado às concessionárias e o tempo de entrega é de 180 dias.

O T-Cross Sense chega ao consumidor final por R$ 57.629. Em seu primeiro mês em vendas, fechou janeiro com 380 unidades emplacadas - de acordo com dados fornecidos com exclusividade pela consultoria Jato Brasil. A expectativa, porém, é que esse número dispare na relação de fevereiro.

A título de comparação, o Nissan Kicks S Direct teve 1.271 carros emplacados em janeiro, Hyundai Creta Attitude cravou 1.655 e Jeep Renegade 1.8 Auto fechou o mês com 2.089 - para ficar nas versões PCD dos principais concorrentes.

O T-Cross Sense teve menos emplacamentos que rivais em janeiro justamente por conta da produção - além da demora natural pela burocracia para a compra de carro PCD. De acordo com a Volkswagen, a fabricação do modelo começou em dezembro e se estendeu por poucos dias até o recesso de fim de ano. Depois, só foi retomada em 13 de janeiro.

Com isso, os pedidos que vêm sendo enviados pela rede autorizada desde novembro acabaram ficando represados. Vale lembrar que as unidades PCD são faturadas diretamente da fábrica - os carros expostos nos show rooms das concessionárias não são vendidos em pronta entrega.

Em contatos feitos pelo UOL Carros neste mês, concessionárias informaram que os compradores da versão PCD já estavam recebendo um prazo de até três meses até a efetiva entrega do carro.

Versão PCD é bem equipada, mas perdeu alguns mimos

A Volkswagen fez um esforço para que a tabela cheia (antes das isenções) do T-Cross Sense se ajustasse ao teto de R$ 70 mil, que permite o abatimento do IPI e do ICMS para PCD (acima desse valor, apenas o IPI pode ser descontado). E chegou a R$ 69.990, um valor R$ 24,5 mil menor que o da versão 200 TSI automática, na qual a Sense se baseia. Esses R$ 69.990 se transformam em R$ 57.629 após a aplicação das isenções.

O conteúdo do T-Cross Sense inclui seis airbags, controles de estabilidade e de tração, bloqueio eletrônico do diferencial (EDS) e assistente de partida em rampas.

Há ainda computador de bordo, retrovisores elétricos com função tilt-down (direciona a lente do passageiro para baixo quando a ré é engatada), banco do motorista com regulagem de altura, rodas de liga leve de 16 polegadas, faróis de neblina, luzes diurnas de LED, banco do passageiro rebatível, direção elétrica, ar-condicionado, vidros elétricos nas quatro portas, faróis de parábola dupla, chave do tipo canivete, travas elétricas e central multimídia Composition Touch, com tela sensível ao toque de 6,5 polegadas.

Por outro lado, a redução de custos obrigou a VW a cortar alguns itens. Foram retirados o controle de velocidade de cruzeiro, também conhecido como "piloto automático"; suporte para celular com porta USB; sensores de estacionamento traseiros; descansa-braço central com porta-objetos mais saídas do ar-condicionado e duas tomadas USB para o banco traseiro; e cobertura interna do porta-malas.

Todos esses equipamentos vêm de série na configuração 200 TSI automática. A variante para PCD traz o mesmo motor 1.0 turbo flex de 128 cv e 20,4 kgfm, gerenciado pela transmissão automática de seis velocidades.

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