Topo

Morre herdeira e diva da moda Gloria Vanderbilt

2019-06-17T15:06:00

17/06/2019 15h06

Nova York, 17 Jun 2019 (AFP) - A americana Gloria Vanderbilt, herdeira, estilista e ícone da moda, morreu nesta segunda-feira (17), aos 95 anos - anunciou seu filho, o jornalista da CNN Anderson Cooper.

Vanderbilt, que cresceu na França "sem saber nada do dinheiro que herdaria aos 21 anos", foi "uma mulher extraordinária que amava a vida e viveu a seu capricho", declarou Cooper em homenagem exibida pela CNN.

"Que mãe extraordinária, que mulher extraordinária!", acrescentou.

A tataraneta do magnata ferroviário Cornelius Vanderbilt esteve no centro das atenções quando protagonizou uma batalha por sua custódia na década de 1930, antes de atingir a fama por seu trabalho na concepção de sua própria linha de calças e moda para mulheres.

"Foi pintora, escritora e estilista, mas, acima de tudo, uma mãe incrível, esposa e amiga. Ele tinha 95 anos, mas pergunte a qualquer um que era próximo dela que te dirá que era a pessoa mais jovem, mais genial e moderna que conhecia", completou Cooper.

Artística e glamourosa, Vanderbilt também era conhecida por sua vida amorosa turbulenta, que incluiu quatro casamentos e um monte de pretendentes famosos como Frank Sinatra, Gene Kelly e Marlon Brando.

Nascida como Gloria Laura Madeleine Sophie em Manhattan, em 20 de fevereiro de 1924, filha do aristocrata Reginald Claypoole Vanderbilt e de Gloria Laura Mercedes Morgan, herdou um fundo multimilionário quando ainda era bebê.

A herança veio depois que seu pai - descendente de ricos empresários da navegação e do transporte ferroviário - morreu de sua dependência em álcool, pouco depois de um ano do nascimento de Gloria.

cat/sdu/lp/lda/mr/tt

Mais Notícias