Topo
Notícias

Primeiro-ministro de Burkina Faso renuncia junto com todo o gabinete

19/01/2019 15h24

Ouagadogou, 19 jan (EFE).- O primeiro-ministro de Burkina Faso, Paul Kaba Thieba, renunciou ao cargo juntamente com o todo o seu gabinete de governo, segundo informou a presidência do país na tarde deste sábado.

"O primeiro-ministro, Paul Kaba Thieba, apresentou nesta tarde sua renúncia, assim como a do governo", afirma um comunicado lido na televisão nacional, no qual o presidente Roch Marc Christian Kabore aceitou a renúncia de Thieba e o agradeceu pelo "compromisso com o serviço à nação".

Os motivos da renúncia não foram esclarecidos. A imprensa local cita a recente pressão da oposição sobre Thieba e os ministros de Defesa e Segurança devido ao aumento dos ataques jihadistas nos últimos meses.

Desde meados de dezembro estão desaparecidos uma cidadã canadense e o companheiro, de origem italiana. No dia 16 de janeiro foi encontrado morto o geólogo canadense sequestrado por supostos jihadistas na mina onde trabalhava.

Burkina Faso enfrenta desde 2011 uma onda de insurgência islâmica que veio do norte de Mali, que anos depois se estendeu também para o leste do país, perto da fronteira com Togo e Benim.

Nos primeiros dias de janeiro morreram pelo menos 46 pessoas em supostos ataques terroristas próximos a Mali, pouco após o governo decretar o estado de emergência em sete províncias do norte do país como consequência de violentas emboscadas feitas por homens armados.

O grupo extremista Jama'at nusrat al-Islã wal Muslimeen (JNIM), vinculado à rede Al Qaeda, comete atentados de forma regular no norte do país.

Burkina Faso é um dos cinco países que compõem o G5 do Sahel (Mali, Mauritânia, Burkina Faso, Níger e Chade), grupo que combate o terrorismo jihadista na região. EFE

Notícias