Topo
Notícias

Deixou de receber mensagens no BOL Mail? Saiba identificar o motivo

da Redação

27/04/2010 20h13

O BOL Mail oferece uma série de recursos para facilitar a utilização e a organização da sua caixa postal. No entanto, caso você se esqueça de que ativou algum desses recursos, pode achar que não está recebendo todas as mensagens. Veja a seguir o que pode impedir o recebimento de e-mails na caixa de entrada:

Antispam
O AntiSpam BOL é muito útil para barrar spam e remetentes incômodos, porém não se esqueça de que, quando você bloqueia uma pessoa, deixa de receber mensagens dela. Por isso, quando alguém diz que lhe enviou um e-mail e você não recebeu, vale a pena checar se você já não havia bloqueado aquele remetente. Isso acontece quando o Antispam Manual ou o Antispam Automático+Manual está ativo, pois essas opções trabalham com listas de bloqueados. Sempre que você seleciona uma mensagem e clica no botão "Spam", o endereço é automaticamente bloqueado, fazendo com que outras mensagens desse remetente nem cheguem à sua caixa postal. Para checar sua lista de bloqueados, acesse "Antispam" pelo menu lateral do webmail e clique em "Gerenciar e-mails" (no caso do Antispam Manual) ou em "Bloquear e-mails" (no caso do Automático+Manual). Para retirar remetentes da lista de bloqueados, selecione o endereço e clique em "Desbloquear". Também vale a pena checar com frequência a "Quarentena", cujas mensagens são automaticamente apagadas depois de 30 dias.

Filtros
Os filtros fazem com que as mensagens sejam recebidas diretamente em pastas específicas, de acordo com sua escolha. Por exemplo, você pode definir que toda mensagem vinda do remetente "Chefe" seja armazenada na pasta "Trabalho". Portanto, ao não encontrar novas mensagens de "Chefe" na caixa de entrada, não pense que você não recebeu os e-mails: eles estão na pasta "Trabalho". Sempre que você tiver algum filtro no webmail, o menu exibirá a opção "Filtros ativados", em negrito. Caso contrário, trará apenas "Filtros". Além disso, todas as pastas destacam no menu o número de mensagens não lidas.

Redirecionamento
Quando nenhuma mensagem chega à sua caixa postal, pode ser sinal de que você está com o redirecionamento ativado. Esse recurso faz com que toda mensagem recebida seja imediatamente enviada para outro endereço de e-mail. Para desativar, acesse "Configurações" pelo link localizado à direita do webmail, no alto, e clique em "Redirecionamento/Autorresposta". Desmarque a opção "Ativar redirecionamento", apague o e-mail digitado e clique em "Salvar modificações", no final da página.

Caixa postal lotada
Sua caixa postal tem 4GB para armazenamento e deixa de receber mensagens quando alcança esse limite. A capacidade é exibida logo abaixo da lista de mensagens, à direita, com uma barra que informa a porcentagem que você está usando. Se estiver perto de 100%, é preciso apagar e-mails para que você volte a receber mensagens. A caixa postal lotada também pode impedir o envio de mensagens, já que o sistema grava uma cópia em "Enviados". Lembramos que todas as pastas ocupam espaço no webmail, inclusive "Enviados", "Lixeira" e "Rascunhos". Se quiser guardar uma cópia de seus e-mails antes de apagá-los, há como salvá-los em um formato de arquivo que poderá ser aberto posteriormente em um programa gerenciador de e-mails, como o Outlook. Para salvar uma mensagem, você deve abri-la e clicar em "Mais ações...", botão localizado ao lado de "Spam". Clique em Exportar (eml). Em seguida, é só salvar em uma pasta de seu computador.

POP3
Se você possui um programa de gerenciamento de e-mails, como o Outlook, configurado para acessar sua caixa postal do BOL via POP3, as mensagens são removidas do webmail após serem baixadas no computador. Lembre-se de que, em geral, basta abrir o programa para que as mensagens sejam automaticamente baixadas no computador, não ficando mais disponíveis na web.

Contas externas
Alguns e-mails permitem ler várias contas num só lugar, baixando todas as mensagens recebidas. Se você aceitar que qualquer outra conta de e-mail leia as mensagens do BOL Mail, elas serão apagadas da sua caixa postal do BOL, pois serão baixadas nessa outra conta. Para voltar a receber mensagens no BOL, você deve remover a configuração diretamente no outro e-mail.

Notícias