Topo
Notícias

Passa de 80 número de mortes na tragédia no Recife - e outros destaques

Equipes do Corpo de Bombeiros de Pernambuco trabalham após as fortes chuvas que atingiram a região metropolitana do Recife - Corpo de Bombeiros PE
Equipes do Corpo de Bombeiros de Pernambuco trabalham após as fortes chuvas que atingiram a região metropolitana do Recife Imagem: Corpo de Bombeiros PE

Do UOL

30/05/2022 06h27Atualizada em 30/05/2022 11h10

Esta é a versão online para a edição desta segunda-feira (30/5) da newsletter Pra Começar o Dia, o seu resumo com as principais notícias do dia. Para receber esta e outras newsletters diretamente no seu email, cadastre-se aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber 10 newsletters exclusivas toda semana.

Subiu para 79 o número oficial de mortes provocadas pela chuva na região metropolitana do Recife desde sexta-feira. Contando dias anteriores, o total vai a 84. E o governo de Pernambuco não sabe quantas pessoas estão desaparecidas.
..........................
Depois de alertada sobre o alto risco de chuva intensa e deslizamentos, a Prefeitura de Recife demorou dois dias para acionar plano contra tragédias. Vídeo feito de helicóptero mostra um bairro completamente alagado, e moradores dizem que parte das vítimas foi soterrada enquanto tentava resgatar pessoas atingidas por um deslizamento anterior.
..........................
Bolsonaro disse que vai ao Recife hoje, mas segundo o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), o presidente não conversou com ele. Câmara também que não foi convidado para reuniões com ministros envolvidos na ajuda às áreas atingidas.

******************
CERCADINHO

Em seus cerca de três anos e meio como presidente, Bolsonaro deixou Brasília 15 vezes para passar folgas e feriadões no litoral de São Paulo, Santa Catarina ou Bahia. Em seu primeiro mandato, Lula folgou três vezes em período equivalente, e Dilma, sete.

******************
PRA FICAR DE OLHO

Às 8h a FGV divulga o IGP-M (inflação do aluguel) em maio.

******************
PREVISÃO DO TEMPO

A semana tem sobe e desce nas temperaturas. No Sul, frio e tempo chuvoso; no Nordeste, calor e chuvas diárias; no Sudeste, alguns dias mais gelados, amanhã e principalmente no fim de semana.

******************
CORRIDA ELEITORAL

A inflação pode virar cabo eleitoral. Pesquisa Datafolha mostra que 31% dos eleitores podem mudar seu voto se a alta dos preços aumentar.
..........................
A série de sabatinas UOL/Folha de S.Paulo com pré-candidatos ao governo do Paraná começa hoje, às 10h, com Cesar Silvestri, do PSDB.
..........................
José Luiz Portella
mostra as contas feitas no Congresso: em 2023, serão 11 os partidos no Brasil, com cerca de 180 deputados de esquerda, 170 de direita e 163 de centro.
..........................
Rodrigo Ratier conversou com o publicitário Roberto Santos, administrador de um grupo de WhatsApp bolsonarista falso que criou para defender o PT.

******************
$ERTANEJO$

A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro (MG) anunciou o cancelamento do show de Gusttavo Lima (contratado por R$ 1,2 milhão) e o de Bruno e Marrone (R$ 520 mil). A decisão veio depois que o Ministério Público resolveu investigar as apresentações.

******************
BOA NOTÍCIA

No coração do agronegócio, Marcelo Borges uniu jovens pelo meio ambiente.

******************
NA NEWSLETTER DA DANIELA PINHEIRO
A jornalista entrevistou a diretora de cinema Laís Bodansky, que fala do seu filme sobre a viagem de Dom Pedro 1º de volta para Portugal. Na conversa, a diretora ainda comentou sobre o nu de Cauã Reymond no filme, a linha entre ficção e não-ficção no longa, a experiência de filmar na Europa e as perspectivas para o Brasil. Cadastre-se para receber semanalmente a newsletter.

******************
NA NEWSLETTER DE TILT
Na news que traz o melhor da semana da editoria do UOL sobre tecnologia, o assunto principal foi a pílula do futuro que vem com um sensor e vai dedurar, até para o seu médico, se você tomou remédio corretamente. Inscreva-se para receber o boletim.

******************

INVASÃO DA UCRÂNIA

zelensky - Presidência da Ucrânia - Presidência da Ucrânia
29.mai.2022 - O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, visitou Kharkiv, segunda maior cidade do país
Imagem: Presidência da Ucrânia

O presidente Volodymyr Zelensky foi a Kharkiv, segunda maior cidade do país, devastada pelas forças russas, e demitiu o chefe dos serviços locais de segurança. "Não trabalhava na defesa da cidade", disse.
..........................
Quadros, Bíblia rara e peças de ouro estão entre os mais de 2.000 objetos que sumiram de museus da Ucrânia. Podem ter sido levados pelos russos.

******************
PELO MUNDO

Foi para o segundo turno a eleição presidencial na Colômbia. A disputa, em 19 de junho, será entre o esquerdista Gustavo Petro e o populista Rodolfo Hernández.
..........................
Atentado no Louvre: jogaram uma torta na Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. O quadro, protegido por um vidro, não sofreu danos.
..........................
Joe Biden visitou Uvalde, cidade no Texas em que um atirador de 18 anos de idade matou 19 crianças em uma escola.

******************
POLÍCIA QUE MATA

"Morreu nos meus braços": morador narra resgate de baleado na Vila Cruzeiro.
..........................
Jeferson Tenório
analisa morte de Genivaldo de Jesus Santos pela Polícia Rodoviária Federal. Um sobrinho da vítima disse que a ação dos agentes foi tortura: "Eles estavam com intenção de matar".
..........................
"Não é a polícia que é racista, é o Brasil". Quem disse isso foi Elizeu Soares Lopes, ouvidor das polícias de São Paulo.

******************
SEU BOLSO

Falta um dia para terminar o prazo para entregar a declaração de Imposto de Renda 2022; se você ainda não fez, este guia vai ajudar. A primeira dica é não deixar para enviar na última hora...
..........................
O preço não sobe, mas a quantidade do produto na embalagem diminui, na chamada "reduflação". Para piorar, a qualidade cai, dizem consumidores.

******************

MUNDO DA BOLA

Palmeiras - Raul Baretta/AGIF - Raul Baretta/AGIF
Gustavo Gómez comemora gol do Palmeiras contra o Santos, pelo Brasileirão 2022
Imagem: Raul Baretta/AGIF

O Palmeiras fez 1 a 0 (gol de Gustavo Gómez) no Santos e assumiu a liderança do Brasileirão.

A tabela atualizada do Brasileirão.

..........................
Em casa, o Corinthians ficou no 1 a 1 com o América-MG. Jogou como timinho, segundo Juca Kfouri.
..........................
Deu Flamengo (2 a 1) no Fla-Flu, de virada. Graças a Hugo e suas cinco defesaças, diz Juca Kfouri, o Fluminense não conseguiu empatar.
..........................
O Atlético-MG virou sobre o Avaí (2 a 1) e subiu para o segundo lugar no Brasileirão.
..........................
Os resultados da rodada no Brasil.
..........................
Ensinando a jogar bola, Edinho, filho de Pelé, busca a paz que perdeu na prisão.

******************
FÓRMULA 1
A Red Bull ficou em primeiro (Sergio Pérez) e em terceiro (Max Verstappen) no GP de Mônaco; a Ferrari, em segundo (Carlos Sainz) e quarto (Charles Leclerc).
..........................
INDY

Marcus Ericsson venceu as 500 Milhas de Indianápolis, com o brasileiro Tony Kanaan em terceiro.
..........................
O NÚMERO
363,6 km/h

Foi a velocidade (recorde na categoria) atingida por Jorge Martin na MotoGP, em Mugello (Itália), em corrida vencida por Francesco Bagnaia.

******************
TÊNIS

Rafael Nadal e Novak Djokovic fazem amanhã uma espécie de final antecipada de Roland Garros. Os dois se enfrentam nas quartas de final.
..........................
O Brasil tem Bia Haddad com Bruno Soares nas duplas mistas em Roland Garros e Rafa Matos (com o espanhol David Hernández) nas duplas masculinas.

******************

TELINHA

NOVELA - Reprodução/Instagram @taisdeverdade - Reprodução/Instagram @taisdeverdade
Claudia di Moura, Ícaro Silva e Taís Araujo formam a família Gusmão em 'Cara e Coragem'
Imagem: Reprodução/Instagram @taisdeverdade

Cara e Coragem traz família negra rica sem estereótipos: "Nós temos um núcleo preto, poderoso, com o poder de comando na mão", diz Claudia di Moura, que interpreta uma empresária. A nova novela das 19h estreia hoje.

Notícias