Topo
Notícias

Fuscão do Mengão para trânsito com carona a boleiros e torcedores famosos

"Fuscão do Mengão" foi personalizado com as cores e o escudo do Flamengo exclusivamente para quadro semanal de entrevistas conduzido pelo jornalista Smigol na TV Fla - Arquivo pessoal
'Fuscão do Mengão' foi personalizado com as cores e o escudo do Flamengo exclusivamente para quadro semanal de entrevistas conduzido pelo jornalista Smigol na TV Fla
Imagem: Arquivo pessoal
do UOL

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

17/05/2021 04h00

Um Volkswagen Fusca personalizado com as cores e o escudo do Flamengo não passa despercebido. Ainda mais se o carro rodar no Rio de Janeiro com algum atleta ou torcedor famoso do Mengão no banco do passageiro.

Este é o caso do Fuscão 1978 pintado com as cores rubro-negras utilizado no quadro semanal "De Carona com Smigol", exibido na Fla TV (YouTube) às quintas.

Guiado pelo jornalista Marcelo Oliosi, o Smigol, o VW antigo já levou convidados como os jogadores de futebol Matheuzinho, Thiago Maia e Ramon; a ginasta Flávia Saraiva; o ala de basquete Marquinhos e a ex-nadadora Mariana Brochado; e a atriz e bailarina Aline Riscado, torcedora do Mengão.

Fusca 1978 virou 'carro oficial' do rubro-negro carioca com o jornalista Marcelo Oliosi ao volante - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Fusca 1978 virou 'carro oficial' do rubro-negro carioca com o jornalista Marcelo Oliosi ao volante
Imagem: Arquivo pessoal

Isso sem contar flamenguistas anônimos que pedem para param o carro nas ruas, pedindo para tirar foto ao lado dele.

"O Fusca por si só já é uma paixão dos brasileiros. Com essa alusão ao Flamengo, muita gente fica buzinando na rua. Até evito usá-lo no dia a dia", conta Smigol, que já passou por SporTV e SBT. Segundo ele, diretores e atletas do rubro-negro carioca estão de olho no "Fuscão do Mengão" e querem comprá-lo:

Da esq. para a dir.: o jogador de basquete Marquinhos, Smigol e a ex-nadadora do Fla Mariana Brochado - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Da esq. para a dir.: o jogador de basquete Marquinhos, Smigol e a ex-nadadora do Fla Mariana Brochado
Imagem: Arquivo pessoal

"Volta e meia alguém pede a chave para dar uma voltinha, nem que seja apenas dentro do clube".

O veículo usado nas entrevistas, usando máscara, traz motor 1.300 e foi customizado por uma oficina parceira, que é a dona do Fusca. As cores vermelha e preta também estão no interior do Volkswagen, que traz volante de aro fino, pneus com faixas brancas e até grama sintética cobrindo o assoalho.

São duas buzinas: uma toca, é claro, o hino do Fla. A outra é de caminhão.

Por se tratar de um automóvel fabricado há mais de 40 anos, a mecânica foi toda revisada para evitar alguma pane e "mico" de deixar o entrevistado a pé durante a entrevista. Segundo Smigol, a primeira gravação teve um "carro de apoio" com dois mecânicos seguindo logo atrás, em caso de necessidade - o apresentador garante que até hoje o Fuscão não decepcionou.

'Com Fusca, tem de ter a manha'

Volante de aro fino também é personalizado com cores do Fla; Smigol é 'fusqueiro' experiente - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Volante de aro fino também é personalizado com cores do Fla; Smigol é 'fusqueiro' experiente
Imagem: Arquivo pessoal

O jornalista é fã de Fusca, segundo ele o único modelo de carro que já teve na vida. Foi no seu exemplar 1973, o "Trovão Azul", que ele fez as primeiras entrevistas, incluindo personalidades como Fernanda Gentil, antes de levar a ideia para a Fla TV e encomendar o Fuscão rubro-negro.

Fuscão do Mengão De Carona com Smigol Flamengo VW Fusca - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Jogadores Matheuzinho e Rodrigo Muniz durante rolê com Smigol no 'Fuscão do Mengão'
Imagem: Arquivo pessoal

"O Fusca, com seu visual arredondado, traz uma imagem simpática para fazer resenha. Mas tem de ter a manha, existe aquela folga eterna no volante. Além disso, é preciso pegar leve na chuva para não rodar, ainda mais com tração traseira".

Além disso, destaca, entrevistar e dirigir é prático.

"Pego no aeroporto e deixo no treino, fica mais fácil de o convidado estar disponível".

Smigol ainda não deu carona para medalhões como Diego e Gabigol, enquanto diz já ter encaminhado um bate-papo com o técnico Rogério Ceni. Em breve, antecipa, também irá ao ar um papo com o cantor Falcão, do grupo O Rappa.

Notícias